Em homenagem à data, comemorada em 01 de outubro, a Roca Cerámica apresenta dicas e opções de revestimentos que priorizam o bem-estar e a qualidade de vida
É cada vez maior o número de pessoas acima de 60 anos que moram sozinhas. Com o aumento da expectativa de vida do brasileiro, somada à preocupação com a saúde, os idosos hoje têm muito mais autonomia e disposição, fazendo inveja até para os mais jovens. Dessa forma, é preciso criar um ambiente seguro e agradável para que as atividades do dia a dia sejam ainda mais satisfatórias – seja para os pais, avós ou bisavós com locomoção normal e, principalmente, para os idosos com limitações para caminhar.
Por isso, a Roca Cerámica apresenta dicas para revestir o piso de forma acertada, além de sugestões que agregam beleza, praticidade e o mais importante: garantem a segurança, evitando acidentes domésticos. “É comum pensarmos em idosos com dificuldade de locomoção. No entanto, um piso bem escolhido pode fazer a diferença também para aqueles que possuem limitação visual, por exemplo, destaca Christie Schulka, Marketing Manager da Roca Brasil Cerámica.
Alta Aderência
Ao adaptar um lar para pessoas de terceira idade, sempre visando mais conforto e independência, a escolha de um revestimento antiderrapante é a mais indicada. “Nossos porcelanatos com acabamento ABS ou Grip garantem um deslocamento mais fácil e ajudam na prevenção de quedas, pois não escorregam”, afirma. Também representa uma boa alternativa para cadeirantes ou pessoas que necessitem do apoio de andadores e bengalas, pois são resistentes e não riscam, além de apresentarem uma superfície uniforme.
Grip, Grip Plus e ABS (antiderrapantes)
Para atender todas as necessidades, a Roca Brasil Cerámica apresenta um portfólio com linhas de diferentes níveis de resistência ao escorregamento – são peças com os acabamentos Grip, Grip Plus e ABS. O acabamento Grip possui uma superfície com toque mais suave, quando comparado com antideslizantes comuns. Já as linhas com acabamento Grip Plus são perfeitas para calçadas residenciais, escadas internas e varandas. Por fim, as linhas ABS contam com o maior coeficiente de atrito, sendo a opção mais resistente ao escorregamento. “Isso garante um produto com aderência 30% maior do que outros acabamentos tradicionais”, comenta Christie Schulka.
Brilho e contraste
No entanto, especificar uma peça antiderrapante não resolve todos os problemas “Um piso para casas de idoso também deve ser pouco reflexivo. Portanto, evite peças com brilho, garantindo assim mais conforto visual”, indica Christie Schulka. A definição de tonalidades também faz a diferença – em um lar que possua degraus, uma ideia é trabalhar com cores contrastantes, tornando fácil a identificação do desnível.
Tecnologia Biosafe
De forma geral, os revestimentos cerâmicos já possuem em sua composição alguns componentes que contribuem para a redução microbiana. No entanto, para reforçar a proteção, a Roca Brasil Cerámica desenvolveu a tecnologia BioSafe, que consiste em um aditivo à base de prata que elimina 99% dos vírus e bactérias. Ele é incorporado ao produto nas etapas iniciais de produção.
Presente em todas as linhas de SuperFormatos da Roca Cerámica, essa tecnologia é capaz de evitar contaminação cruzada, contribuindo diretamente para a saúde dos idosos. “São formatos inteligentes e que ainda contam com a tecnologia BioSafe, um aditivo que perdura por toda a vida útil do porcelanato, além disso, nossos produtos são fáceis de limpar, garantindo praticidade no dia a dia”, complementa Christie.
Sobre a Roca Brasil Cerámica
Inovação, tecnologia de ponta, alto padrão de qualidade, que se traduz na satisfação total dos nossos clientes, e visão de futuro, aliada com responsabilidade ambiental, norteiam o DNA da Roca Brasil Cerámica, sólida empresa global que figura como referência entre as maiores fabricantes de revestimentos cerâmicos do mundo, com suas marcas Roca Cerámica e Incepa.
Para tanto, a empresa investe constantemente em suas fábricas por meio de tecnologias que, junto ao time de desenvolvimento de produtos, assegura entregar ao mercado um robusto portfólio de peças que seguem as tendências da arquitetura e construção em total conformidade técnica – como é o caso da Supercompactadora Contínua +, adquirida pela Roca Brasil Cerámica em 2014, e com operação iniciada em 2015. Além dela, o processo de produção conta com um forno de 180 m e um sistema de polimento com 60 cabeças, capazes de diminuir o uso de energia, tornando o processo mais sustentável quando se comparado com as tecnologias tradicionais. Assim, sustentabilidade e beleza andam lado a lado, criando linhas com soluções para todos os ambientes do lar, com peças de pequenos e SuperFormatos, capazes de atender aos mercados de revestimento e moveleiro.
Desde o final de 2021 pertence ao Grupo Lamosa, empresa mexicana de atuação mundial com foco na fabricação e comercialização de revestimentos cerâmicos e adesivos. Possui um histórico de mais de 130 anos na indústria de materiais de construção, com operações em 9 países e 33 centros de produção nas Américas e na Europa. Hoje, o Grupo Lamosa ocupa a posição de líder nos mercados em que participa, sendo o segundo maior fabricante mundial de revestimentos cerâmicos com uma capacidade instalada anual de mais de 225 milhões de m².
@rocaceramicabr | @incepabrasil
Showroom Roca Brasil Cerámica
Av. Padre Natal Pigato, 974
Vila Delurdes, Campo Largo
Tel. (41) 3391-1430
Por: Karina Monteiro