A troca de presentes é um hábito muito comum na sociedade atual, mas que existe há milhares de anos. Entretanto, dentro das embalagens com as xícaras personalizadas, há muito mais do que um objeto. Isso porque, o ato de presentear também é sinônimo de troca, gratidão e admiração por alguém, estreitando ainda mais os laços do relacionamento.
São os mais diversos presentes que podemos dar, como canecas personalizadas, joias, flores, viagens, experiências, entre muitas outras alternativas. Contudo, isso se tornou tão comum, que muitas vezes não pensamos em seu significado. Então, pensando nisso, preparamos o post de hoje para falar sobre porque dar presente é tão importante.
Origem dos presentes
Não podemos dizer com certeza quando foi que a humanidade começou a trocar presentes, mas é fato que é algo extremamente antigo. Inclusive, a tradição do Natal é um reflexo da bíblia, em que os três reis magos levam os presentes cheios de simbologia para Jesus. Só para que você tenha uma ideia de quão antigo é esse hábito, a oficialização da troca de presentes no natal foi feita pelo Papa Libério em 354 d.C.
Além disso, diversas tribos ao redor do mundo davam presentes uns aos outros, sendo que alguns povos também ofertavam diferentes presentes às divindades. Da mesma forma, nossa sociedade também tem o costume de homenagear pessoas que já faleceram, presenteando-as com flores.
Já no Japão, o ato de presentear é um hábito ligado ao respeito e tradições, podendo ser algo extremamente complexo e cheio de regras de conduta e bom tom.
Mas, independente do lugar e da época, os presentes estão relacionados ao amor, reciprocidade e gratidão.
O ato de presentear
Dar presentes como prova de carinho e afeição é uma característica presente no ser humano, que foi explicada na década de 70 pelo biólogo Robert Trivers, ao publicar um artigo defendendo que o homem não é naturalmente bom e nem mau, mas que possui uma generosidade recíproca.
Além disso, presentear é considerado um tipo de altruísmo, sendo que isso promove benefícios para a saúde física e mental dos indivíduos. Inclusive, esse tipo de ação ajuda na liberação de neurotransmissores e hormônios, que agem diretamente em nosso sistema nervoso. Com isso, há menores chances de desenvolver distúrbios relacionados ao estresse, como depressão ansiedade e compulsão.
Vale lembrar ainda que essa atitude é muito estudada por profissionais das mais diferentes áreas e, quando falamos do relacionamento humano, é uma ação complexa, mas que impacta significativamente as relações entre as pessoas. Afinal, como falamos, estreita os laços e fortalece os relacionamentos.
Além disso, de acordo com a psicologia, o ato de presentear é ainda mais prazeroso do que o de receber. Isso porque, essa é uma demonstração de afeto e admiração, dois fatores essenciais para o equilíbrio das relações humanas.
Os presentes e a comunicação não verbal
É importante lembrar também que sempre há uma carga emocional relacionada a um presente que foi escolhido especialmente para o outro. Além da energia e tempo gasto para encontrar algo que toque a pessoa de alguma forma, o presente também envolve sentimentos que podem ser comunicados por meio do objeto.
Vale lembrar ainda que presentear também ajuda a desenvolver a empatia, pois durante a escolha o indivíduo tenta se colocar no lugar do outro, a fim de tentar encontrar o objeto que mais irá agradar a pessoa.
Sendo assim, ao presentear alguém que seja realmente querido, o indivíduo não demonstra somente amor e dedicação. Na verdade, ele também preenche a si mesmo de bons sentimentos. Com isso, há o fortalecimento dos laços e harmonia entre os relacionamentos. Portanto, mais do que o valor do objeto em si, o que mais importa é o fato de lembrar, surpreender e agradar o outro, reforçando os sentimentos pessoais e fazendo nos sentir eficientes.
Por que presentear é tão importante?
Então, como você viu, o ato de presentear é algo que envolve muitos sentimentos e sensações complexas. Afinal, ele ajuda a criar um elo de ligação e estreitar os laços, mostrando o quanto você se importa com a pessoa que está sendo presenteada. Por isso, mais do que dar um presente caro, o que realmente importa é a sua dedicação em oferecer o melhor ao outro, de acordo com seus gostos e personalidade.