Confira alguns pontos que devem ser considerados ao participar da Black Friday de 2022
A Black Friday de 2022 está chegando, uma das datas mais importantes do comércio e que movimenta bilhões ao redor do mundo. Para o setor varejista, é o momento de brilhar, vender produtos, angariar e converter clientes.
Embora a data em si já seja um bom incentivo para os consumidores abrirem as carteiras e comprarem diversos produtos, é preciso preparar os comércios com antecedência para receber esse aumento na quantidade de pedidos.
Estar preparado é de suma importância, seja para um alto nível de pedidos ou para reverter uma queda de vendas do ano anterior, afinal todo erro é uma lição aprendida. Para ajudar a conferir se sua empresa está preparada para a Black Friday, separamos alguns questionamentos importantes que devem ser levados em conta. Confira:
É preciso estar presente nas redes sociais
Para que as marcas atinjam o máximo de consumidores possível, é preciso investir em estratégias eficientes de marketing nas redes sociais. Plataformas de vídeos curtos estão em alta e geram grande valor de engajamento, superando as postagens de imagens estáticas. Segundo dados da NielsenQ/Ebite, o uso de plataformas de redes sociais foi de 375,28% em 2021.
Além disso, 61,1% dos acessos virtuais em lojas foram feitos por dispositivos móveis. É preciso atrair o cliente com trends chamativas e uma campanha de marketing eficiente com dias de antecedência, para que o consumidor fique ciente e possa se programar para usufruir dos anúncios.
Crie vantagens e descontos que sejam atrativos
Como a data já se tornou uma realidade no Brasil, é muito comum que boa parte dos consumidores façam preparativos para o período, guardando dinheiro, separando parte das bonificações de 13º salário para essa finalidade ou economizando gastos no cartão de crédito.
Agora, de nada vale todo esse esforço do consumidor se ele não for compatível com os descontos esperados dos varejos. Segundo o Instituto Reclame Aqui, 74,4% dos consumidores afirmam que o que dita o impulso da compra durante a Black Friday é o preço – se os descontos são vantajosos, os consumidores estarão mais inclinados a pagar altos valores, principalmente para eletrodomésticos.
Outro fator importante é garantir que haja promoções vantajosas nas compras à vista; segundo a pesquisa, 38,2% dos consumidores buscam essa modalidade de compra.
O frete deve ser analisado com cuidado
O frete é um fator que faz com que os consumidores pensem duas vezes antes de efetuar qualquer compra. Conforme o levantamento da Behup, o principal fator de compras não planejadas durante a Black Friday é o frete grátis, assumindo 38% das respostas, seguido pelos descontos, com 37%. Contar com um sistema de frete grátis ou com valor reduzido para esse período é outro ponto que garante maior conversão de clientes.
A Copa do Mundo pode ajudar em 2022Para muitas marcas, o adiantamento dos descontos promovidos pela Black Friday pode ser um atrativo para novos clientes. O ano de 2022 é interessante, devido à conjunção com a Copa do Mundo no Qatar, na qual alguns jogos ocorrerão em datas próximas. Por isso, fazer descontos prévios, como para smart TVs, smartphones ou camisas de seleções, pode ser uma jogada inteligente para converter clientes propensos a fazer compras relacionadas ao evento esportivo.