Você quer saber se vale a pena promover no Instagram? Então você chegou ao local certo!
Você sabe o que aconteceu em 2010? O lançamento de uma nova rede social destinada a mudar o cenário do marketing digital. Sim, estamos falando do Instagram.
Em menos de uma década, o Instagram conseguiu conquistar não só o coração de 1 bilhão de usuários em todo o planeta, mas também o de centenas de marcas que conseguiram ver nesta rede social um canal de comunicação muito poderoso para se conectar com seu público.
Agora, o maior problema enfrentado pelos negócios com presença no Instagram é o alcance orgânico, ou seja, o número de usuários que visualizam uma postagem sem a necessidade de iniciar campanhas publicitárias.
Como se resolve isso? Bem, precisamente através de postagens patrocinadas no Instagram ou o que é o mesmo: Instagram Ads.
Mas será que realmente vale a pena promover no Instagram? Esta é a questão que vamos revelar neste artigo, embora já deixemos claro que sim, vale a pena.
O que é e para que serve o Instagram Ads?
Em uma rede social como o Instagram, embora também seja o caso do Facebook e LinkedIn, você pode alcançar seu público de duas maneiras: através do alcance orgânico ou através da publicidade.
Quando dizemos que anunciamos ou promovemos uma postagem no Instagram, queremos dizer que pagamos uma quantia à plataforma para mostrar uma postagem específica para um determinado perfil de usuário que definimos previamente.
Desta forma, os usuários, ao mesmo tempo em que veem as últimas atualizações das pessoas ou empresas que seguem, também visualizam os anúncios pagos.
Agora que você sabe o que é anunciar no Instagram Ads, vamos para a segunda parte…
Para que servem as promoções do Instagram? Bem, principalmente para alcançar um maior número de potenciais clientes. Através do Instagram Ads você pode vender seu produto ou serviço, gerar tráfego para o seu site, impulsionar sua lista de assinantes e muito mais.
Vamos dar um exemplo. Você pode fazer um anúncio para visualizações reels de um produto. Como as pessoas estão vendo cada vez mais esse tipo de conteúdo, a chance de alcançar o público-alvo é maior.
Talvez você esteja pensando que o alcance orgânico é o ideal porque você expõe sua marca sem anúncios, mas, honestamente, isso está se tornando cada vez mais complicado.
Você deve saber que a queda do alcance orgânico no Facebook é algo que nós, profissionais de marketing já sofreram no passado e o Instagram parece seguir o mesmo caminho – afinal de contas, eles compartilham o dono: o Sr. Zuckerberg.
É preciso criatividade, constância, atividade e uma pequena dose de sorte para fazer com que o Instagram mostre sua postagem naturalmente ao usuário. Portanto, promover no Instagram Ads abre este caminho para nós.
Mas vale a pena promover no Instagram?
O Instagram Ads permite que você venda mais
De fato, essa ferramenta o ajuda a vender mais. Para demonstrar isso, vamos lhe dar dois dados:
- 1 em cada 3 usuários faz compras diretas através de anúncios no Instagram Ads
- 75% dos usuários do Instagram realizam uma ação depois de ver um anúncio, como clicar nos botões de compra ou contato.
O que esses números implicam? Que o volume de potenciais clientes nesta rede é tremendo e boa parte deles está predisposto a interagir com um negócio através da publicidade.
O Instagram Ads o ajuda a alcançar o seu público-alvo
Já dissemos que Mark Zuckerberg é dono tanto do Facebook como do Instagram. Mas porque você deveria se importar com isso?
Bem, simplesmente porque o Facebook é conhecido por ter uma das plataformas de publicidade nas redes sociais mais avançadas do momento.
É o Business Manager e a partir dela você também pode criar as suas campanhas para Instagram Ads!
Desta forma, você pode aproveitar toda a tecnologia e a valiosa informação que o Facebook tem sobre os usuários para dar vida a anúncios realmente eficazes.
Além de ajudá-lo a alcançar seu público-alvo, anunciar no Instagram Ads lhe dá a oportunidade de criar campanhas completas para o seu público em todas as fases do funil de conversão, desde o lead frio (aqueles que nunca ouviram falar da sua marca) até o lead quente (que já o conhece, mas precisa do último empurrão para decidir comprar).
Por exemplo, se você faz uma postagem com o título remédio caseiro para parar de fumar urgente, você está buscando pessoas que estão em uma situação onde querem parar de fumar, mas não sabem o que fazer para isso.
Por último, mas não menos importante, através da ferramenta Business Manager você pode ver o ROI ou retorno do investimento de forma muito clara.
Anunciar no Instagram Ads ajuda a fortalecer a sua marca e a relação com os seus clientes
Ficou claro que o Instagram Ads pode ajudá-lo a gerar mais conversões, mas, além disso, esta ferramenta lhe dá a capacidade de gerar uma consciência de marca mais poderosa, eficaz e confiável.
Graças à publicidade, você pode aumentar sua base de seguidores, alcançar uma maior interação e, em última análise, impulsionar o famoso e desejado engajamento com sua marca. Por outro lado, o Instagram Ads vai lhe permitir conhecer a fundo os interesses e gostos dos seus clientes. Quanto mais você aprender sobre seu público-alvo, maiores as chances de criar conteúdo que os atraia e os convença.