A melatonina é um hormônio fabricado pelo corpo durante a noite. Ela promove o adormecer. Pode ser encontrada em vários suplementos para dormir, disponíveis em farmácias.
Elas não são isentas de riscos e não são recomendados para algumas pessoas. Continue lendo para saber se tomar melatonina é seguro…
O que é a melatonina?
A melatonina é um hormônio secretado principalmente pela epífise durante a noite. Sua função fisiológica é fornecer ao organismo, ao cérebro em particular, informações sobre a alternância dia / noite durante um ciclo de 24 horas, promovendo assim o adormecer.
Portanto, é uma hormona que regula os ritmos cronobiológicos, libertando outros hormônios dependendo das horas do dia ou da noite.
A produção de melatonina causa a necessidade de dormir. Ela também ajuda a fazer funcionar bem o nosso termostato, sistema imunológico, apetite e a regulação do açúcar no sangue.
Ajuda a promover o adormecimento e é utilizada em certos medicamentos e suplementos alimentares.
Quais são as propriedades da melatonina?
A melatonina desempenha muitos papéis em nosso corpo:
• Regula o nosso ciclo de vigília / sono: a produção de melatonina dita o seu ritmo ao cérebro.
• Promove o sono: à noite, a produção desta hormona sinaliza ao cérebro que é tempo de adormecer.
• Tem efeitos benéficos contra o jet lag: um estudo foi realizado há alguns anos pelo Serviço de Saúde do Exército que tinha testado este hormônios em pilotos de caça. Resultado: aqueles a quem foi prescrito melatonina se recuperavam melhor e especialmente mais rapidamente do jet lag do que aqueles que não a tinham tomado.
• Tem propriedades antioxidantes: por isso é um aliado anti-câncer e anti-envelhecimento.
Quais os riscos de tomar melatonina?
O mercado de suplementos alimentares à base de melatonina cresceu consideravelmente nos últimos anos. A melatonina ajuda a mitigar os efeitos do jet lag.
No entanto, essa alegação só pode ser usada para um suplemento que contenha pelo menos 0,5 mg de melatonina por porção e se o consumidor for informado de que o efeito benéfico é obtido pelo consumo de pelo menos 0,5 mg pouco antes de dormir no primeiro dia da viagem e nos poucos dias seguintes ao dia de chegada ao destino.
A melatonina ajuda a reduzir o tempo de adormecimento. No entanto, esta alegação só pode ser utilizada para um suplemento que contenha 1 mg de melatonina por porção e se o consumidor for informado de que o efeito benéfico é obtido através do consumo de 1 mg antes de dormir.
Os resultados de uma pesquisa indicam que o consumidor não está devidamente informado sobre a dose de melatonina necessária para obter o efeito anunciado (a partir de 1 mg para a redução do tempo de sono e 0,5 mg para o efeito do jet lag).
Os consumidores devem ter cuidado ao consumir estes suplementos e não devem hesitar em procurar o conselho de um profissional de saúde antes de os utilizar.
Quem não pode tomar melatonina?
A melatonina pode ser tomada como suplementos alimentares para facilitar o adormecer. Seu uso não é trivial e deve ser acompanhado por precauções.
A ANVISA recomenda que pessoas com doenças inflamatórias e autoimunes, mulheres grávidas e lactantes, crianças, adolescentes não consumam melatonina como suplementos alimentares.
O mesmo se aplica às pessoas que têm de realizar uma atividade que requer vigilância sustentada.
Além disso, recomenda-se o aconselhamento médico para pessoas com epilepsia, asma, com distúrbios de humor, comportamento ou personalidade, ou que estejam seguindo tratamento medicamentoso.