A homeopatia é uma terapia médica e terapêutica cada vez mais popular ao redor do mundo, o que gera muitas dúvidas para quem ainda não a conhece.
Afinal, esta terapia funciona de verdade? Há como confiar?
Aqui neste conteúdo, nós vamos falar sobre como a homeopatia tornou-se uma terapia importante dentro da área da saúde e como gera ótimos resultados, seja como o tratamento principal ou complementar da medicina tradicional.
Acompanhe!
Homeopatia: Saiba o que é esta terapia e para que ela serve
A homeopatia trata-se de uma terapia médica e farmacêutica criada há mais de dois séculos por Samuel Hahnemann, um médico nascido na Alemanha.
Esta terapia tem como característica principal a administração de doses mínimas ou infinitesimais de medicamentos homeopáticos para o paciente.
O objetivo é que esse medicamento funcione como um estímulo ao organismo e evite uma possível intoxicação, por isso as doses ministradas são bem baixas.
A homeopatia é fundamentada por quatro princípios, que são:
- Princípio da Lei do Semelhante
- Princípio da Experimentação na pessoa sadia
- Princípio das doses infinitesimais
- Princípio do medicamento único
Esses princípios ajudam a guiar todo o funcionamento da terapia na prática e o que garante que ela realmente seja eficaz.
Ela serve para auxiliar no restabelecimento do equilíbrio da saúde e da energia vital, tendo como principal o indivíduo, o paciente, e não a própria doença, como acontece com a medicina convencional.
Saiba o que a Homeopatia Brasil tem a dizer do assunto.
A homeopatia é uma terapia que funciona?
A resposta para esse questionamento é sim, a homeopatia é uma terapia que funciona de verdade e um dos diferenciais dela é que a mesma foi desenvolvida com o intuito de tratar os pacientes na sua totalidade.
Portanto, ela pode ser usada para o tratamento de qualquer paciente, independentemente das doenças que os mesmos possuam, visto que já foi comprovado, por pesquisas científicas, a sua alta eficácia.
Com esta técnica terapêutica, o profissional homeopata poderá estimular o organismo do paciente a agir de uma maneira diferente aos desequilíbrios que se encontram nele.
Portanto, o tratamento ajuda no restabelecimento do equilíbrio presente no paciente, focando no indivíduo ao invés de agir diretamente sobre a doença.
A homeopatia é uma terapia que faz uso de medicamentos diluídos e que têm a função de promover um maior equilíbrio da energia vital presente no organismo.
O uso das substâncias é feito de modo que elas estejam presentes em uma quantidade mínima, somente para realinhar o organismo, sem trazer problemas ao indivíduo.
Para quem tem dúvida sobre se a homeopatia é placebo, mais à frente nós iremos debater um pouco mais sobre este tema.
Homeopatia: O que esta terapia trata?
A verdade é que, como já mencionamos, a homeopatia é capaz de tratar os mais diferentes tipos de pessoas, desde bebês até os indivíduos idosos, e de doenças.
Esta terapia é eficaz também para o tratamento dos mais diversos tipos de animais e plantas, o que mostra a sua versatilidade.
No caso do câncer, e de outros tipos de doenças específicas, a homeopatia é muito importante como uma terapia complementar.
Ela auxilia, por exemplo, a reduzir os prejuízos e os efeitos negativos ocasionados pelo tratamento convencional do câncer (a quimioterapia e a radioterapia), como as náuseas e vômitos.
[+] O que é e como é feito o tratamento homeopático
A homeopatia é ou não placebo?
Um questionamento que muitas pessoas se fazem, em especial aquelas que não acreditam que a homeopatia funciona, é que a mesma é um placebo.
Na verdade, os estudos e as pesquisas científicas demonstraram que o tratamento homeopático tem sim resultados reais e bastante notáveis.
Ela é apoiada em uma ciência altamente tecnológica e possui propriedades farmacológicas que são bem definidas, bem como efeitos comprovados cientificamente.
O que acontece, e que muitas pessoas não entendem bem, é que os medicamentos homeopáticos possuem substâncias que são altamente diluídas em água ou álcool.
O objetivo com isso é garantir que o medicamento não irá trazer prejuízos ao organismo, mas sim estimulá-lo ao equilíbrio.
O problema é que há quem acredite que pelo fato da substância ser altamente diluída ela não traz resultados eficientes ou que o princípio ativo já não está presente no medicamento.
Entretanto, por tudo o que já foi falado, fica claro como os medicamentos realmente são eficazes, mesmo com a alta diluição, e geram resultados que podem ser medidos e comprovados.
Conclusão
Como você pode ver aqui, a homeopatia é um tipo de terapia que ajuda a restabelecer o funcionamento do organismo e que ajuda a curar o indivíduo como um todo, sem focar na doença.
Neste texto, você ainda conheceu um pouco mais sobre como a terapia é na prática, para que ela serve e como é comprovado, cientificamente, que a mesma funciona sim.
Gostou do artigo de hoje sobre tudo o que você precisa saber a respeito do funcionamento da homeopatia?