Os reservatórios de geomembrana possuem uma alta qualidade e são extremamente eficientes dentro de projetos civis e projetos de mineração que necessitam de mais resistência e de uma maior durabilidade.
Entretanto, para que o mesmo realmente seja eficiente, como se espera, é necessário que a aplicação da geomembrana seja realizada da maneira adequada, evitando erros.
Um dos pontos de maior importância, nessa questão, é justamente o preparado do solo, e há que se ter enorme atenção para ter a certeza de que você não enfrentará problemas no futuro.
Isso porque a presença de detritos ou de desníveis acarretará em danos ao material, impactando negativamente sobre a capacidade dele de impermeabilizar o local.
Pensando nisso tudo, resolvemos trazer este conteúdo para mostrar a você como é o preparo de um reservatório de geomembrana.
Quer conhecer mais sobre o tema? Então continue lendo o conteúdo até o fim!
Por que é importante preparar o solo para o reservatório de geomembrana?
Para que você possa fazer corretamente um reservatório de geomembrana, há que se realizar o preparo correto do solo onde o mesmo irá ser aplicado.
Isso porque a instalação incorreta é um dos principais problemas enfrentados neste tipo de reservatório, que irá impactar diretamente em sua qualidade.
Portanto, o que você deve ter em mente desde o início é a necessidade do preparado solo para que o projeto tenha um resultado positivo, no final.
Assim, se você não fizer esse preparado corretamente, não importa que a membrana sintética seja da mais alta qualidade, o seu reservatório vai apresentar defeitos.
As imperfeições do solo vão ser destacadas depois que a lona for instalada, podendo levar à perfuração dela por conta de raízes ou de pedras, por exemplo, o que trará problemas maiores futuramente.
Quais são as etapas para preparar o solo no reservatório de geomembrana
Após explicar o porquê de ser tão importante o preparo do solo para o reservatório de geomembrana, é hora de entender como fazer isso na prática.
Veja a seguir quais são os passos principais!
Avaliação total do solo
Um dos pontos principais para preparar o solo antes da aplicação da geomembrana é a avaliação total do mesmo.
Nesta etapa do processo, deve-se analisar se há pedras, sujeiras, raízes, detritos e outros tipos de materiais no solo, que precisam ser removidos.
Além disso, é importante ver se o solo permite que a escavação para construir o reservatório é possível, pois em alguns locais, é totalmente inviável.
[+] Confira: Transbordo Canavieiro: qual a sua importância para o produtor rural?
Avaliar se há a necessidade de se instalar uma proteção mecânica para sua geomembrana
Depois que a avaliação total do sono é feita, o passo seguinte é ver se há a necessidade de aplicar uma proteção mecânica para sua geomembrana.
Essa proteção será necessária se há raízes e pedras que sejam perfurantes no solo, para que elas não atinjam a membrana sintética e causem danos a ela.
Isso porque sem a aplicação dessa colocação de uma proteção mecânica, essa geomembrana poderá ser danificada de maneira fácil, por isso a aplicação de uma manta geotêxtil, por exemplo, é uma ótima opção para preparar o solo.
Escavação do solo
Antes de começar a etapa de escavação do solo, você deve verificar a questão da capacidade de armazenamento que deseja para o reservatório.
Isso porque para cada um dos níveis de capacidade existem diferentes tipos de recomendações a respeito de qual tamanho é o ideal para seu reservatório.
Assim, deve-se considerar: as medidas internas e externas dos reservatórios, a sua profundidade na escavação.
É muito importante que se tenha essas medidas em mãos para escolher a geomembrana no tamanho correto para o reservatório.
A escolha vai assegurar a você uma instalação completamente sem riscos de eventuais danos ao material.
Após a escavação, você deverá dar um acabamento para o terreno, de modo a retirar qualquer ponta de raiz ou torrão existente com a enxada, para assim ser possível fazer a instalação no reservatório de geomembrana.
Preparação da canaleta de ancoragem
A canaleta de ancoragem é o último passo de preparado do reservatório de geomembrana, sendo que para fazê-la é preciso deixar uma distância desde a borda até fora do tanque em torno de 50 cm.
Depois disso, escave então a canaleta com 30cm de largura x 30cm de profundidade, e pronto, o tanque já poderá ser instalado!
Conclusão
Como visto, o momento do preparo do reservatório de geomembrana é fundamental para que o resultado final seja de alta qualidade e evite, assim, problemas no local posteriormente, como a não impermeabilização.
Neste conteúdo, nós trouxemos os passos que são fundamentais para que você possa preparar corretamente o solo para criar o reservatório e realizar a instalação da geomembrana adequadamente.
O que achou do texto sobre como é um preparo de reservatório de Geomembrana?