Num mundo cada vez mais digital, a indústria dos games tem transcendido os limites da imaginação, proporcionando experiências quase reais que cativam jogadores de todas as idades. Neste contexto, ganham destaque os jogos que, por meio de tecnologias avançadas como Inteligência Artificial (IA), Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA), conseguem recriar ambientes e narrativas de maneira tão autêntica que beiram a realidade.
A crescente popularidade desses games realistas é reflexo da evolução tecnológica, que permitiu uma fidelidade visual e sensorial sem precedentes. A interseção entre o mundo físico e o digital se torna cada vez mais sutil, proporcionando aos jogadores uma experiência imersiva que desafia a percepção tradicional de entretenimento virtual. Na busca pela perfeição, cinco jogos de diferentes segmentos se destacam no mercado atual.
Poker online
O primeiro item dessa lista não é necessariamente um jogo específico, mas uma indústria em plena ascensão e que tem promovido cada vez mais experiências virtuais muito reais. Com um crescimento exponencial de audiência nos últimos anos, os cassinos online se tornaram um exemplo claro da boa utilização de tecnologias como a IA, RV e RA.
Dentre todas as modalidades que essas plataformas oferecem, o poker é uma das mais populares e que trazem opções de navegação imersiva com o uso de Realidade Virtual. Assim, se tornou possível disputar partidas online do quinto esporte da mente em ambientes temáticos que remetem aos grandes salões de Las Vegas, proporcionando a sensação de estar um estabelecimento de verdade sem ter que sair de sua própria casa.
Flight Simulator
Desenvolvido pela Microsoft desde 1982, Flight Simulator é uma franquia de sofisticados simuladores de voo que possui ao todo uma linha de 15 produtos nesses mais de 40 anos de existência. A próxima versão do jogo, Microsoft Flight Simulator 2024, será lançada no ano que vem e promete uma série de melhorias e novidades.
Além dos gráficos cada vez mais realistas, MFS aposta em proporcionar experiências reais de voo, de modo que o jogador atue como um piloto de verdade. Dentre suas tarefas, deve preparar todo o planejamento de viagem, gerenciar o painel da aeronave e realizar todos os procedimentos que qualquer situação cotidiana exige. Por isso, mais do que um simples game, trata-se de uma ferramenta de trabalho e treinamento profissional.
Just Dance
Just Dance é uma série de jogos de dança desenvolvida e publicada pela Ubisoft. Sua versão original foi lançada em 2009 para Nintendo Wii e a partir da terceira geração se tornou disponível para uma variedade de consoles, incluindo PlayStation, Xbox e Nintendo Switch.
A essência de Just Dance envolve seguir os movimentos de um dançarino na tela. Para isso, os jogadores podem usar um controle de jogo, um smartphone ou um sensor de movimento e assim rastrear seus passos na vida real, tornando-o um game 100% imersivo. O jogo apresenta uma variedade de músicas populares e modos de ação, como partidas individuais, cooperativas ou online.
Half-Life: Alyx
Criadora da série Half-Life, uma das mais famosas no segmento de ação em primeira pessoa, a produtora Valve trouxe ao mercado em 2020 um dos títulos de maior imersão de sua história. Em Half-Life: Alyx, os jogadores exploram todos os mapas e desafiam adversários utilizando o que há de mais moderno da tecnologia de Realidade Virtual.
Segundo a desenvolvedora, o game foi projetado especialmente para suportar todos os equipamentos de RV compatíveis com PC. Com isso, é possível interagir com o ambiente de jogo e outros usuários de uma maneira mais próxima à realidade. A ideia principal da Valve foi promover um FPS diferenciado, apostando fortemente em elementos de exploração e quebra-cabeça.
Pokémon GO
Um dos jogos mais aclamados pelo público e pela crítica nos últimos anos, Pokémon GO é um exemplo clássico de imersão. Lançado em 2016 pela Niantic e Nintendo, o game exclusivo para smartphones utiliza recursos avançados de realidade aumentada que permitem aos jogadores caçarem Pokémons no mundo real.
O título é baseado nos mapas das cidades, de modo com que, através de GPS, os usuários possam encontrar seus personagens favoritos pelas ruas de seus próprios bairros e onde mais quiserem explorar. Ao encontrá-lo, é possível visualizar o Pokémon naquele mesmo local através da câmera do celular, numa simulação quase fidedigna à realidade.