Os bancos de couro automotivo assim como câmbios automáticos estão cada vez mais em alta no mercado de veículos. Embora ainda tenha valor mais alto, o banco de couro automotivo proporciona um visual muito mais atraente ao veículo.
Então se você está pensando em visitar uma concessionária ou fazer algumas consultas veiculares on-line em carros com banco de couro automotivo, não deixe de conferir esse texto com tudo o que você precisa saber sobre banco de couro.
Assim como todos os equipamentos que compõem um carro, os bancos de couro precisam de cuidados específicos que visam manter a qualidade do material e também prolongar a vida útil do mesmo, evitando rachaduras, por exemplo.
Banco de couro automotivo ou banco de tecido
Assim como em outras comparações, o banco de couro automotivo possui vantagens e desvantagens se comparado ao banco de tecido. Certamente, a diferença mais latente entre eles é o preço, sendo o couro mais custoso para o proprietário do veículo.
Todo o custo adicional referente ao banco de couro automotivo favorece a ele uma melhor estética e conforto ao motorista e passageiros. Além disso, o banco de tecido é reconhecido por acumular muito mais sujeira que o banco de couro.
Vantagens do banco de couro automotivo
1- Mais fácil de higienizar
Diferente do banco de tecido, o banco de couro oferece uma facilidade muito maior para a limpeza periódica. Ou seja, é possível manter o banco de couro automotivo bem conservado apenas com pano úmido.
Por não acumular tanta sujeira e manchas, o banco de couro automotivo oferece uma maior resistência à presença de fortes odores caso seja derramado algum tipo de alimento ou líquido no carro, portanto, uma boa opção para quem tem crianças em casa.
2- Agride menos a saúde
Se você é alérgico a poeira ou possui problemas respiratórios, o banco de couro automotivo é uma ótima alternativa para colocar no seu carro. Pois, como dito anteriormente, esse tipo de banco acumula menos pó e sujeira.
Portanto, oferece uma melhor qualidade de ar para quem está dentro do carro, dificultando a proliferação de ácaros e fungos, possibilitando crises alérgicas menos frequentes aos seus proprietários.
3- Visualmente mais atraente
Por se tratar de um material mais nobre, o banco de couro automotivo oferece ao carro um visual mais elegante. Sendo assim, é muito procurado para quem deseja dar uma renovada no carro e não quer ou pode gastar muito.
Desvantagens do banco de couro automotivo
1- Preço mais alto
Como dito anteriormente, por se tratar de um material mais resistente e de melhor qualidade, o banco de couro automotivo costuma apresentar valores superiores ao banco de tecido.
Por isso é tão comum carros de entrada serem disponibilizados apenas com opções de banco de tecido, e à medida que seus níveis vão aumentando, e consequentemente, o preço, o banco de couro automotivo passa a ser item de série.
2- Muda de acordo com a temperatura
O banco de couro automotivo é conhecido por ficar muito quente em dias ensolarados e também muito frio em dias com temperaturas mais baixas. Portanto, ele requer um cuidado maior ao entrar no carro, pois podem estar extremamente quentes.
Até por isso, algumas marcas de carros mais exclusivos e com valores mais altos já estão implementando em seus veículos um regulador de temperatura para que essa diferença de temperatura não seja sentida pelos passageiros.
Como limpar um banco de couro automotivo
Para uma maior durabilidade do banco de couro automotivo é recomendado uma limpeza de uma vez por mês nos bancos do carro. A limpeza é feita de maneira bem simples com produtos específicos para couro ou também usando detergente ou sabão neutros e água.
A limpeza dos bancos usa apenas um pano macio ou uma esponja lisa úmida com os produtos citados acima, que devem ser passados de forma leve e evitando o acúmulo de água. Após esse processo, é recomendado passar um pano seco para retirar o excesso.
Como hidratar um banco de couro automotivo
É muito importante que ao realizar a hidratação, essencial para a preservação do banco de couro automotivo, você faça primeiro uma boa limpeza do couro, como citado no processo anterior.
Hidratar o banco de couro sujo pode favorecer o acúmulo de mais sujeira. O processo de hidratação também é simples e requer um produto específico para o couro, embora muitos usem apenas hidratantes comuns.
Seguindo o mesmo raciocínio do processo de lavagem, utilize um pano macio e bem limpo e esfregue com calma e sem muita força. Após esse processo é só passar outro pano seco para retirar o excesso do produto hidratante.
Cuidados frequentes com banco de couro automotivo
Para aumentar a vida útil do couro e a estética do banco de couro automotivo é essencial que você siga algumas dicas de preservação. A principal delas é evitar que o carro e os bancos sejam costumeiramente expostos ao sol.
Como dito anteriormente, além de absorver as temperaturas, o banco de couro pode rachar e ressecar se for muito exposto a altas temperaturas. A impermeabilização do couro também é muito importante para diminuir os riscos de manchas por alimentos e líquidos que acidentalmente caiam no carro.
Por fim, você já sabe que a limpeza e hidratação são necessárias para a conservação do banco de couro automotivo. Portanto, procure manter uma rotina desses cuidados, e você sempre terá um carro com banco de couro bonito e saudável.
Conclusão
Com tudo isso exposto, você pode analisar se a escolha do banco de couro automotivo é válida para o seu perfil. Além disso, pode perceber que embora seja necessário alguns cuidados, é fácil manter o couro limpo e visualmente apresentável.
Portanto, agora que você já sabe todos os truques do banco de couro automotivo, assim como suas principais vantagens e desvantagens, chegou a hora de dar aquele trato no seu banco ou partir para uma concessionária comprar um carro com banco de couro.