A Prefeitura de Apucarana acionou nesta quinta-feira (1º de setembro) um conjunto de semáforos no cruzamento da Avenida Minas Gerais (PR-340) com a Avenida Serra do Mar em frente à Paranatex Indústria Têxtil. Os novos equipamentos – instalados pelo Ministério dos Transportes do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento (Idepplan) – visam proporcionar maior segurança no trânsito, em especial o aumento do fluxo de veículos e pedestres facilitado pelo Residencial Fariz Gebrim, com 520 unidades , será entregue ao mutuário na terça-feira (09/06).
Para adaptação do usuário, o sistema – são 3 vezes – permanecerá em modo intermitente (piscando) até o final de semana. “É uma das principais entradas da cidade, e o trânsito já é intenso e vai aumentar bastante a partir de terça-feira com a liberação das moradias. Com semáforos, a transição pode ser feita com mais segurança”, observou o prefeito júnior da Femac.
Carlos Mendes, presidente do Idepplan, ressaltou que o trecho sinalizado é o ponto de partida do perímetro da cidade de Apucarana, a chamada Passagem Leste. “O traçado já tem solução clara, a duplicação da obra entre o viaduto do Contorno Sul e o Estádio Municipal Olímpio Barreto, mas a entrega do novo prédio residencial acontecerá na próxima semana e até que a duplicação seja concluída, os semáforos estão para garantir que motoristas e pedestres sejam a melhor ferramenta para uma passagem mais segura”, destaca Mendes.
A partir da replicação, o semáforo não será necessário. “O projeto em andamento contempla a construção de uma rotatória diferenciada, tecnicamente chamada de circuito elíptico, que permitirá a conversão segura da área de ‘Fariz Gebrim’ e do centro de Adriano Correa”, informou Mendes.
Além de semáforos cronometrados para garantir tráfego suave na rodovia e passagem segura para o novo edifício residencial, o trabalho incluiu a colocação de placas de nível e instalação de pinos refletivos.