Encontrou o imóvel ideal que procurava com à imobiliária, é hora de começar a planejar a decoração dos ambientes. Afinal, por meio dela é possível garantir maior personalidade, conforto, aconchego e, consequentemente, qualidade de vida no dia a dia. Nesse sentido, a sala é um dos cômodos mais utilizados de uma casa ou apartamento, podendo servir para receber convidados, reunir a família, assistir a um filme ou descansar durante o dia. Justamente por isso, sua decoração merece atenção especial.
Um estilo que ganha cada vez mais adeptos é o rústico, visto que traz elementos naturais para dentro de casa, remetendo ao campo e cidades do interior. Contudo, mesmo sendo um dos queridinhos, muitas pessoas não sabem como incluí-lo no imóvel. Então, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje com diversas dicar para montar uma sala rústica.
1. Madeira como elemento principal
Com certeza a madeira é o elemento mais tradicional de uma decoração rústica, trazendo sensação de aconchego, além de ser um ótimo isolante térmico. Ela pode estar presente nos móveis, revestimentos, objetos decorativos ou em qualquer outro lugar que você ache interessante. Como possui diferentes espécies e cores, é importante seguir um padrão, a fim de garantir uma sala harmônica e bem decorada.
2. Iluminação é primordial
A iluminação é elemento fundamental em todas as decorações e na sala rústica isso não seria diferente, sendo ainda mais importante. Isso porque, nesse estilo é comum usar muita madeira e revestimentos mais escuros e a iluminação vem para deixar o ambiente mais leve e aconchegante. Além de priorizar janelas grandes e cortinas leves, a iluminação artificial deve ser bem planejada, misturando a direta e a difusa, além de optar sempre por lâmpadas amarelas.
3. Invista em materiais naturais
Existem diversos materiais naturais que você pode incluir em sua decoração rústica para trazer ainda mais aconchego e sensação de leveza para o ambiente. Seja nos móveis ou objetos decorativos, eles promovem equilíbrio, como os cestos de palha, madeira, cordas, cadeiras de palhinha, etc. Além disso, revestimentos de pedra, tapete sisal, lustre com fibras naturais e sofá de couro também contribuem com a rusticidade do ambiente.
4. Tijolinho à vista
O tijolinho à vista é um item clássico da decoração rústica, promovendo muito charme em qualquer ambiente, principalmente na sala. O mais utilizado é o tijolo vermelho, devido ao formato característico, sendo que você pode deixá-lo natural ou pintar de branco, por exemplo. É importante analisar esse ponto com cuidado, pois irá impactar em todo o visual.
5. Priorize o conforto
A decoração rústica deve ser sinônimo de conforto. Sendo assim, procure deixar o ambiente aconchegante misturando os elementos, como um sofá confortável, tapete fofo, mantas e almofadas. Com certeza esse conjunto irá trazer uma sensação de leveza e acolhimento, fazendo com que você queira passar horas nesse cômodo. Uma boa dica é um sofá bege com almofadas em tons terrosos e um tapete bem estampado.
6. Tons terrosos
Tons de marrom, laranja e vermelho combinam muito bem com o estilo rústico, contribuindo com a sensação de conforto, principalmente quando planejados com o projeto de iluminação. Essas cores podem ser usadas nos estofados, objetos de decoração, tapetes e até mesmo nas paredes.
7. Saiba misturar estilos
Um ambiente totalmente rústico pode ficar muito pesado se não for bem planejado e, por isso, misturar estilos pode ser uma ótima pedida para trazer maior personalidade para sua sala. Além disso, você consegue valorizar determinadas peças, trazendo maior leveza e fluidez ao ambiente. Por exemplo, o estilo rústico e o industrial juntos combinam muito bem, criando um ar moderno e ao mesmo tempo acolhedor.
8. Cimento queimado é um ótimo complemento
O cimento queimado é um elemento muito presente na decoração industrial e, como falamos, misturar estilos pode ser uma boa pedida. Esse elemento é muito versátil e pode ser usado tanto nas paredes quanto no piso, trazendo leveza, personalidade e modernidade ao espaço. Além disso, esse tipo de revestimento ainda ajuda a passar sensação de aconchego.
9. Plantas são bem-vindas
Por fim, mas não menos importante, trazer a natureza para dentro de casa é excelente para criar uma decoração rústica. Os vasos devem conversar com o ambiente, optando por tons terrosos, como a cerâmica ou barro. Além disso, aposte em plantas pendentes para serem colocadas nas prateleiras e estantes. Da mesma forma, flores secas em vasos bonitos também podem combinar muito bem com esse tipo de ambiente.
Então, agora que você sabe como montar uma sala rústica, já pode iniciar seu planejamento. Lembre-se que ele será fundamental para garantir um ambiente harmônico e confortável. Além disso, contar com a ajuda de um arquiteto ou designer de interiores também pode ser muito interessante. Afinal, esses profissionais são especialistas e podem criar um projeto totalmente personalizado para suas necessidades e preferências, garantindo maior agilidade, conforto e até mesmo economia.