O corrimão de vidro para escada cria um efeito elegante e moderno, sendo ótimo para projetos arquitetônicos atuais.
Não há como negar que o vidro é um dos materiais mais versáteis que existem, haja vista que ele é capaz de se enquadrar em uma série de situações e ambientes.
Sendo assim, é possível usar o vidro em portas, mesas, móveis e até como um simples item decorativo, algo capaz de deixar o ambiente ainda mais bonito e elegante.
No entanto, de uns anos para cá, a tendência é fazer escadas com corrimão de vidro, e isso acontece por conta de sua grande beleza estética.
Mas, ainda que venha se tornando uma grande tendência, não há como negar que diversas pessoas ainda têm dúvidas sobre esse assunto.
De todas, com certeza a mais pertinente é a respeito da segurança desse tipo de corrimão. Será que ele é capaz de comportar um projeto como esse?
Como deve ser o corrimão de vidro para escada?
Antes de procurar por uma vidraçaria, é de grande importância que você se atente sobre como deve ser o seu projeto.
É claro que isso pode variar de acordo com alguns fatores, haja vista que cada projeto requer recomendações mais específicas.
No entanto, a primeira recomendação está na necessidade de fazer uma estrutura de vedação do guarda corpo de vidro.
Agora, sobre o corrimão em si, ele pode ser tanto de inox quanto de algum outro material. E isso se dá porque, em obras de uso público, deve-se aplicar o que diz as normas de segurança NBR 9050 e 9077.
Ou seja, o corrimão deve ter um formato anatômico, com diâmetro de 3,5 cm a 5 cm, para os modelos arredondados.
Além disso, eles devem ter uma altura de 92cm do piso, sendo que o afastamento mínimo é de 4 cm da parede.
Fora isso, pelas normas de segurança, a fixação precisa ser feita pela parte de baixo, e não pela lateral. Isso é importante para facilitar o correr das mãos.
Em contrapartida, também é comum o corrimão de vidro para escada ser feito apenas em vidro, sem a parte de metal arredondada no topo.
Quais são os tipos de vidro para escada?
Outra coisa que pode ser interessante você saber é a respeito dos tipos de vidro para escada que existem. Dentre eles, citamos os seguintes:
Corrimão de Vidro sem Aço Inox
Trata-se de um excelente tipo para uso residencial, haja vista que é uma alternativa esteticamente agradável e que confere bastante segurança.
Caso concorde, saiba que há várias opções de corrimão de escada de vidro que não possuem itens metálicos de estruturação e o corrimão arredondado, instalado nos vidros.
Saiba que o resultado irá ficar muito bonito, limpo e minimalista, ideal para aqueles que não querem poluir tanto o visual, por assim dizer.
E durante a instalação do seu corrimão sem aço inox, pergunte à vidraçaria sobre o que passar no vidro para não embaçar para que ele fique sempre limpo e bonito.
Fora isso, essa escada tem uma fixação das folhas de vidro por meio de estrutura metálica fixada ao piso e na lateral na escada.
A depender do gosto de cada cliente, ainda é possível optar por corrimão de vidro fumê, espelhado, jateado e outros.
Corrimão de Inox com Vidro
Trata-se de um tipo de projeto que procura trazer ainda mais leveza e transparência tanto para a escada quanto para o ambiente.
Nesse caso, a fixação dos vidros deve ser feita pela lateral dos degraus da escada, onde é preciso fazer pequenos e fortes parafusos, com acabamento em inox.
Além disso, o corrimão de inox faz o enquadramento do vidro e ainda tem a função de sustentar os vidros, além de atuar como corrimão em si.
Guarda-corpo de vidro
Para esse tipo de escada, a fixação deve ser feita nas laterais dos degraus, sendo que é de menos pontos, já que é mais leve e não conta com corrimão de inox.
Fora isso, nesse caso, o vidro deve ser fixado lateralmente, sem a demarcação de um corrimão metálico. Dessa forma, fica tudo mais minimalista como conjunto, o que deixa a sensação de que está tudo flutuando.
Escada de madeira com Vidro
Nesse projeto, a escada fica ainda mais imponente devido ao fato de ser composta de madeira para o piso.
Agora, em relação ao concreto de sua estrutura, ele pode manter um guarda-corpo de vidro, deixando tudo ainda mais elegante.
Para fixar, deve-se selecionar alguns degraus para a estruturação e para garantir a segurança do vidro também.
Para deixar ainda mais charmoso e elegante, é possível pintar a estrutura metálica de preto, deixando-a ainda mais sofisticada.