Ter uma base alimentar saborosa e que respeita a natureza pode ser mais fácil do que se imagina
O veganismo ganha mais adeptos a cada dia e refuta o mito de que esse estilo de vida se encaixa apenas no orçamento de pessoas mais ricas. De acordo com o IBOPE, aproximadamente 30 milhões de brasileiros reduziram ou deixaram, por definitivo, de consumir carne. Alimentos proteicos entram como alternativa para manter a dieta equilibrada em nutrientes, aminoácidos e vitaminas.
É certo que quem assume uma alimentação vegana ou planeja diminuir a ingestão de ingredientes de origem animal acaba sendo apresentado a novos preparos e sabores. A gastronomia vegana, além de nutritiva, se tornou acessível em valores e técnicas. Saiba como fazer os principais preparos dessa cozinha.
Substituições veganas
A filosofia vegana é contrária a exploração e crueldade com animais. Por isso, coíbe o uso ou consumo de qualquer material ou ingrediente que seja produzido a partir de um animal. Ou seja, não utilizam artigos de couro nem alimentos como ovos, leite e mel.
Na lista de compras e suprimentos da casa, não podem faltar os tradicionais arroz, feijão, verduras, legumes, frutas, oleaginosas e complementos proteicos, como homus e tofu. Com criatividade e a ciência como aliada, a gastronomia desenvolve pratos veganos saudáveis, equilibrados e apetitosos.
Conheça algumas opções fáceis e baratas, ideais para quem é iniciante na cozinha vegana testar em casa.
- Panqueca
Simples e práticas, as panquecas veganas comprovam que não é preciso ter leite e ovos para fazer esse prato de café da manhã e lanche da tarde.
O preparo pode ser batido em um liquidificador, onde se misturam água, azeite, farinha, curry e sal. Assim como as tradicionais, as panquecas são feitas na frigideira com um fio de azeite.
- Leite vegetal
Ideais para consumo e preparo de receitas, os leites vegetais são alternativas veganas já presentes nas prateleiras dos supermercados. Mas também podem ser produzidos em casa.
O mais simples deles é o de amêndoas, que consiste em deixá-las imersas em água por 12 horas e depois batê-las com 3 copos de água no liquidificador. A validade média desses leites feitos em casa é de até 3 dias na geladeira.
- Merengue
Já pensou em comer esse doce feito sem claras e, consequentemente, sem o sabor residual do ovo? Na versão vegana, se faz essa iguaria com a água do grão-de-bico em lata.
O líquido deve ser batido até dobrar de tamanho, quando o açúcar é adicionado aos poucos. Para um resultado melhor, utilize, de preferência, uma batedeira planetária, pois ela garante mais agilidade e velocidade no preparo.
Em síntese, a cozinha vegana orienta a substituição dos ingredientes e/ou derivados de origem animal pelos vegetais. Essa mudança de hábitos, além de contribuir para diminuir a exploração dos bichinhos, beneficia a saúde e o meio ambiente.