Para atender grupos socialmente desfavorecidos, o Restaurante Público completou uma campanha de três meses, servindo um total de 20.590 refeições.
A unidade está localizada na Avenida Irati, nº 379 (em frente à Associação Beneficente Ferra Mula), coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e apoiada pela Câmara de Comércio Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional de Apucarana (CAISAN), funciona de segunda a sexta-feira no mercado , 300 refeições por dia são servidas das 11h às 14h. “Os números mostram que a iniciativa está cumprindo seus objetivos de fornecer alimentação adequada a quem precisa e promover e garantir a segurança alimentar e nutricional para quem está em situação de vulnerabilidade”, comentou o Prefeito Femac Junior.
Para os pratos confeccionados, há um cardápio diferente a cada dia, montado e supervisionado por uma nutricionista, que paga apenas 2,00 reais (dois reais), com custos adicionais subsidiados pelo município. “Além de uma série de outras iniciativas de gestão e políticas públicas, o restaurante garante refeições diárias a preços acessíveis e qualidade para que ninguém em Apucarana passe fome”, elogia Júnior da Femac, lembrando que a procura é tão grande que no segundo mês de serviço, será necessário aumentar a capacidade em 50% para as atuais 300 refeições por dia.
Além dos grãos, o cardápio também inclui carnes, legumes, massas e frutas de sobremesa. “Pelo menos 30% do total de produtos adquiridos para o programa vem da agricultura familiar do município”, disse Ana Paula Nazarko, secretária da Agência de Assistência Social do município.
Durante os três primeiros meses de serviço, o município conseguiu mapear os perfis dos usuários. “O público que atendemos é diverso. Idosos, estudantes, trabalhadores comuns, pessoas à procura de trabalho e moradores de rua”, disse Ana Maria Schmidt, Consultora da Secretaria de Assistência Social e Chefe de Restaurantes Públicos (Maria Schmidt).
Ainda assim, segundo ela, cerca de 50% do público cotidiano é composto por homens. “Sazonalmente, alguns idosos também trazem os netos aos cuidados. Em suma, o restaurante atingiu seu objetivo de atender pessoas das mais diversas áreas, com a região do CRAS IV (Centro de Referência de Assistência Social) IV – Vila Regina relacionada mais usuários (pela proximidade)”, explica Ana Maria Schmidt.
Salientou que o atendimento é de segunda a sexta das 11h às 14h, com os caixas dos restaurantes abertos para venda de ingressos a partir das 10h45.