Para saber como ver se o trabalho foi copiado da internet, é preciso, em primeiro lugar, saber quais são os tipos mais comuns de plágio. Então, você pode usar ferramentas tecnológicas para verificar se o texto foi copiado ou não.
Como ver se o trabalho foi copiado da internet?
Para isso, é preciso entender a definição de plágio. De modo geral, é considerado um ato de plágio copiar ou utilizar criações de terceiros como se fossem de sua autoria. Existe mais de um tipo de plágio, portanto, ele não se restringe à cópia de trechos.
A cópia de uma concepção criativa e a citação incorreta de autores são tipos possíveis de plágio. Não mencionar referências bibliográficas da forma correta também pode ser enquadrado como tal. Portanto, essa prática pode ser bastante abrangente.
O que diferencia o plágio do conteúdo original?
O conteúdo original envolve a concepção de uma ideia do zero, a partir da criatividade e inspiração do próprio autor. Já o plágio usa a criação de terceiros sem autorização ou sem fazer as referências devidas.
Por que o plágio é um problema?
Em primeiro lugar, é importante pontuar que o plágio é crime contra a propriedade intelectual. Assim, ele integra o artigo nº 184 do Código Penal. A sua pena varia entre multa a período de detenção, que pode variar entre 3 meses até 1 ano.
O aspecto criminal, contudo, não deve ser o único ponto de alerta sobre a reprodução de plágio. Ao copiar o trabalho de uma outra pessoa de forma indevida, a pessoa também exprime uma falha moral no sentido de se apropriar de algo que não é seu.
No âmbito escolar e universitário, o ato de plagiar revela falta de empenho e profundidade intelectual. Além disso, é algo que pesa contra a própria credibilidade do aluno visto que ele não se esforçou para fazer uma criação original, ainda que ela fosse insuficiente.
Como ver se o trabalho foi copiado da internet seguindo as normas?
No Brasil, a Associação Brasileira de Normas Técnicas é o órgão que regula as normas sobre escrita técnica. Portanto, ela indica como realizar citações e organizar referências bibliográficas da forma correta.
É possível, então, olhar as regras principais sobre esses temas e verificar se o trabalho cumpre com esses requisitos. Por exemplo, a falta de lista de referências pode ser um indicativo de que a pesquisa se baseou em obras prontas de terceiros.
Sites e ferramentas para detecção de plágio
Usar as tecnologias corretas é um ótimo modo de como ver se o trabalho foi copiado da internet. Isso porque foram desenvolvidos sites e softwares dedicados especialmente a essa tarefa. Eles analisam os textos e indicam os trechos que contém plágio.
Principais softwares
O Copyspider é uma das ferramentas mais usadas atualmente devido à sua eficiência e fácil manuseio. Sua busca comparativa de conteúdos é bastante ampla. Por isso, ele é um dos favoritos dos profissionais e agências que trabalham com escrita digital.
O Plagius é outra ferramenta muito popular. Seu layout também é moderno e fácil de navegar. Assim como no Copyspider, é necessário fazer o download no computador e depois fazer o processo de instalação.
Através dessas ferramentas listadas, é possível detectar os pontos de plágio em seus trabalhos antes de entregá-los. Então, pode usar um gerador de texto automático para alterar algumas palavras e usar sinônimos para tornar a escrita original.
Principais sites
Se você deseja realizar a detecção de plágio sem ter de fazer download de um software, pode usar alguns dos sites disponíveis para a tarefa. Neles, você identifica o plágio a partir da inserção ou cópia dos seus arquivos. Alguns dos sites mais usados são:
- Plagiarism-detected.com;
- Duplichecker.com;
- Plagium.com
- Plagiarisma.com.
Desses, apenas o Duplichecker só está disponível em língua inglesa. Assim, todos os demais possuem acesso em português. Em todos eles, basta colar o texto que você deseja verificar o plágio no campo de pesquisa.
A revisão pode ajudar no processo?
Um dos modos mais simples que você pode usar para contornar o plágio é sempre realizar as revisões em seu texto. Portanto, confira sempre se as suas fontes de pesquisa e referências foram citadas de forma correta.
Além disso, use as ferramentas de detecção de plágio para identificar possíveis trechos problemáticos e alterá-los. Dessa forma, você se previne de ser surpreendido na correção dos seus trabalhos.
Atualmente existem muitos meios de como ver se o trabalho foi copiado da internet. Então, evite constrangimentos e faça as coisas do modo certo.