Respondendo a todas essas perguntas, existe um sistema central de visualização dessas informações.
O Banco Central, visando facilitar a vida de empresas de crédito, bancos, comércios locais que desejam liberar crédito para clientes, e até mesmo para os cidadãos em geral, criou um sistema central com todas as informações de crédito e financeiras de cada brasileiro registrado com CPF.
Isso significa que tem sim como saber se tenho restrição no Banco Central, através de alguns passos que vamos explicar no conteúdo de hoje. Então, caso queira acabar com suas dúvidas e descobrir se o seu nome está negativado ou não, acompanhe-nos nessa leitura. Vamos lá!
Conheça o Registrato
A plataforma que mencionamos acima é o Registrato. Trata-se de um site de livre acesso a qualquer cidadão brasileiro que possua CPF, tendo ou não já realizado transações econômicas. Isso significa que até mesmo uma criança possui login no Registrato, desde que possua um CPF ativo.
O Registrato é uma plataforma que emite relatórios de relacionamentos com bancos e situações financeiras, incluindo faturas de cartão de crédito já emitidas e até mesmo empréstimos e financiamentos já retirados.
Para se ter uma noção, caso não se lembre de alguma chave Pix pessoal, é possível encontrá-la através de um relatório específico no Registrato. A plataforma emite os seguintes tipos de relatórios:
- Cheques sem fundos;
- Empréstimos e financiamentos;
- Contas e relacionamentos com bancos;
- Chaves Pix;
- Câmbio;
- Cadin Federal (Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal): é aqui que descobrimos como saber se tenho restrição no Banco Central.
Além de pessoas comuns, entidades financeiras também podem ter acesso a algumas dessas informações. Como mencionamos, essa é uma maneira de proteger o setor financeiro, já que um banco pode decidir se deve ou não emprestar dinheiro com base em informações como suas dívidas antigas com outras instituições financeiras.
Como saber se tenho restrição no Banco Central?
E qual o procedimento que deve ser realizado para saber se possui ou não restrições junto ao BACEN? Bem, como deve ter visto até aqui, para ter seu nome, CPF ou CNPJ de sua empresa registrado com restrições, é necessário que possua créditos não quitados junto ao setor público federal.
Caso acredite que se encaixe nesse fator, siga o passo a passo abaixo especificado e retire suas dúvidas imediatamente:
- Entre no site oficial do Registrato;
- Em seguida, clique na opção centralizada no site, denominada como “Acessar o Registrato”;
- O próximo passo é realizar o login. Pode ser criado um cadastro na hora (tendo que aguardar um tempo previamente estipulado para que seja regularizado) ou entrar com seu login do site oficial do Governo Federal;
- Uma vez dentro do Registrato, não há muitos segredos, pois a plataforma interna é bem intuitiva: escolha o que deseja e retire o relatório;
- Na página central, diversas opções de relatórios estão à sua disposição, todas aquelas que já citamos anteriormente: relatórios de chaves Pix, relacionamentos bancários, financiamentos já realizados, etc.;
- Clique na opção “Gerar relatório”, na caixinha destinada ao “Cadin Federal”, e terá a resposta para sua dúvida sobre como saber se tenho restrição no Banco Central
- Você será redirecionado para uma nova página. Defina o período da pesquisa e aguarde até que o relatório seja gerado;
- Caso possua débitos, os mesmos irão aparecer no relatório, inclusive os antigos já quitados. Caso não tenha nenhum, o relatório sairá em branco.
Viu como foi simples? O Registrato é uma plataforma incrível para resoluções de problemas e dúvidas como essas. Esperamos que tenha conseguido realizar a consulta de forma fácil e rápida. Até a próxima!