Por mais que os grandes centros atraiam muitos moradores e pessoas que desejam comodidade e facilidades no dia a dia, as pequenas cidades conquistam cada vez mais. Isso ocorre devido a diversos fatores, sendo que a pandemia do COVID-19 é um deles. Afinal, houve maior valorização da qualidade de vida e a adoção do trabalho remoto por boa parte das empresas. Com isso, muitos puderam mudar de cidade e viver em municípios menores, com maior qualidade de vida e bem-estar. Então, se você está procurando um novo lugar para morar, continue acompanhando post de hoje até o fim e veja as melhores cidades pequenas para morar.
1. Balneário Camboriú, Santa Catarina
Cada vez mais pessoas procuram uma imóveis em Balneário Camboriú, seja para investir nos apartamentos de luxo ou para morar em uma das melhores cidades do país. Com excelente qualidade de vida, a Dubai Brasileira oferece uma infraestrutura digna dos grandes centros, mas sem perder o charme e tranquilidade de uma cidade pequena. Além disso, permite que os moradores tenham contato direto com a natureza, não somente pelas belas praias, mas também pela vegetação preservada, parques e diversas outras opções de lazer espalhadas por toda a região. A propósito, se sua escolha for a cidade e você puder, opte pela compra de um apartamento frente mar em Balneário Camboriú, não irá se arrepender.
2. Vinhedo, São Paulo
Com IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,817, Vinhedo está a apenas 75 km da São Paulo, sendo uma ótima cidade para quem quer morar com tranquilidade, mas sem deixar de lado a comodidade de estar próximo de uma capital. Vale lembrar ainda que essa é uma das cidades que mais atraem novos moradores, com pessoas de todos os cantos do país.
3. Poços de Caldas, Minas Gerais
Localizada na divisa entre Minas e São Paulo, Poços de Caldas é uma das cidades mais charmosas do Sul de Minas. A até pouco tempo, era conhecida por ser um destino para idosos e pessoas que preferem calmaria. No entanto, hoje em dia conta com boas faculdades, além de opções de lazer bem variadas. Sendo assim, é uma ótima opção para quem quer ter comodidades de um grande centro, mas sem perder o charme e tranquilidade do interior.
4. Farroupilha, Rio Grande do Sul
Farroupilha foi considerada uma das melhores cidades pequenas do Brasil para se viver, sendo destaque em qualidade de vida, mercado de trabalho, saúde, educação, inclusão social e presença digital. Berço da colonização italiana no Rio Grande do Sul, a cidade preserva até os dias de hoje os costumes e cultura dos imigrantes, sendo uma cidade tranquila, mas com muitas opções de lazer.
5. Ilha Solteira, São Paulo
Localizada no noroeste paulista, a quase 700 km da capital, Ilha Solteira é uma estância turística, que foi planejada no final dos anos 60 para abrigar trabalhadores da hidrelétrica instalada na cidade no Rio Paraná. Justamente por isso, é uma cidade com alto padrão de urbanização, além de oferecer atendimento universal de energia elétrica, água e saneamento básico.
6. Rio do Sul, Santa Catarina
Outra cidade catarinense, Rio do Sul é a cidade mais importante do alto Vale do Itajaí, sendo conhecida pela indústria têxtil e de confecção. Mas, além de oferecer um comércio bem desenvolvido e boas oportunidades profissionais, o município também conta com muitas belezas naturais preservadas e opções de lazer, oferecendo qualidade de vida e bem-estar no dia a dia.
7. Nova Lima, Minas Gerais
Localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Nova Lima possui um dos maiores IDHs do país, abrigando menos de 100 mil habitantes. Nos últimos anos, se consolidou como uma cidade voltada para empreendimentos de alto padrão, sendo procurados por quem trabalha na capital, mas quer morar em uma cidade tranquila.
8. Joaçaba, Santa Catarina
Joaçaba é considera a capital do Vale do Rio do Peixe, localizada no oeste catarinense. Com uma população de pouco mais de 30 mil habitantes, sua economia é baseada principalmente nas indústrias do setor metal mecânico. Contudo, ainda assim, é uma região muito tranquila para se viver, possuindo IDH elevado e abrigando migrantes gaúchos, principalmente da região de Caxias do Sul.
9. Santana de Paranaíba, São Paulo
Por fim, Santana de Paranaíba está localizada na região Metropolitana de São Paulo, sendo considerada uma das cidades mais seguras do Brasil. Com menos de 150 mil habitantes, possui excelente IDH e índices de educação, oferecendo qualidade de vida elevada para seus moradores. Além disso, é uma ótima opção para quem quer morar perto de São Paulo, mas sem deixar de lado a tranquilidade e bem-estar.
Então, agora que você conhece algumas das melhores cidades pequenas para morar no Brasil, já pode escolher qual será seu próximo lar. Lembre-se de avaliar diversos fatores, como segurança, índices de saúde e educação, mobilidade, além de opções de lazer, incentivo à cultura e infraestrutura. Dessa forma, você garante uma cidade completa e que irá atender às suas necessidades e demandas do dia a dia.