Está procurando uma profissão promissora em 2023? Com certeza ser Perito Grafotécnico pode ser uma ótima oportunidade de atuar em uma área que demanda cada vez mais profissionais e, de quebra, ainda oferece um bom salário.
Não sabe o que é um perito grafotécnico? Você não é a única pessoa com dúvidas a respeito dessa profissão, visto que só recentemente ela está se popularizando.
Portanto, esse é um ótimo momento para investir na profissão, então não deixe para depois e descubra ao longo desse conteúdo o que um perito grafotécnico faz, quanto ganha e muito mais.
O que um perito grafotécnico faz?
Como o próprio nome sugere, o perito grafotécnico é o profissional responsável por fazer a autenticação de assinaturas em diversos tipos de documentos, principalmente nas seguintes demandas:
- Financeiras
- Contratuais
- Judiciais
Por esse motivo, esse profissional é primordial na resolução de diversos tipos de problemas, portanto é uma área que traz uma ótima rentabilidade.
Por exemplo, digamos que um cheque foi emitido e o titular argumenta que não foi o responsável pela assinatura.
Logo um perito grafotécnico se fará necessário para realizar a verificação da assinatura levando em consideração diversas técnicas de perícia de caligrafia.
Dessa maneira será possível constatar se o cheque foi, de fato, falsificado ou se o titular está usando o argumento de má fé.
Formação para ser perito grafotécnico
Você deve estar se perguntando qual a formação que um perito grafotécnico precisa ter para atuar na área, já que é um profissional altamente requisitado em processos judiciais, instituições financeiras, cartórios e tabelionatos, não é mesmo?
Mas, por incrível que pareça, esse profissional necessita apenas de um curso de capacitação para atuar na área.
Isso mesmo, o perito grafotécnico não necessita de nenhum tipo de graduação universitária, portanto, a barreira de entrada é praticamente nula se comparado a outras profissões que oferecem o mesmo tipo de salário.
Quanto um perito grafotécnico ganha em dinheiro
Como dito anteriormente, esse profissional possui uma ótima remuneração, mas isso acontece, pois, o perito grafotécnico não tem um salário fixo.
Ou seja, um perito grafotécnico pode cobrar por processo, por documento, de acordo com a instituição financeira (Contratos de trabalho por demanda de serviço) dentre muitas outras possibilidades.
Para se ter uma ideia, é possível cobrar até dois mil reais para realizar autenticação de assinaturas em processo judiciais, imagine se esse profissional realizar dez trabalhos desse tipo em um mês?
Com certeza é uma remuneração muito interessante quando se compara a carga de trabalho que o profissional deverá suprir ao longo do mês.
Dica para começar a trabalhar como perito grafotécnico
Como dito anteriormente, o primeiro passo é se capacitar para ser perito grafotécnico.
Feito isso, o profissional poderá oferecer seu trabalho de diversas maneiras, como foi dito anteriormente.
Uma boa dica, para adquirir os primeiros clientes, é oferecer o trabalho de perito grafotécnico em fóruns e cartórios.
Além disso, é muito útil ter uma página na internet para divulgar o trabalho, por exemplo:
- Um blog
- Uma Fan Page no Facebook
- Um site
Enfim, quanto maior for o investimento em divulgação, maior serão as chances de adquirir os primeiros clientes e começar a atuar na área.
Lembre-se, apenas, de trabalhar com responsabilidade e trazer ótimos resultados, pois isso será seu cartão de visitas.
Agora que você já sabe tudo sobre a profissão de perito grafotécnico, com certeza está ansioso para começar a trabalhar nessa área.
Então, se você gostou do conteúdo, lembre-se que estamos sempre trazendo novidades a respeito de oportunidades de trabalho inovadoras que você não vai querer perder.
Então, não deixe de continuar nos acompanhando para ficar por dentro de tudo.