A economia no Brasil está favorável, visto que ela está atraindo cada vez mais investidores para o país. Portanto, comprar apartamento agora pode ser a sua chance de possuir um imóvel tão desejado há tempos.
Se você, empresário, que está procurando novos empreendimentos para investir, que tal começar agora? Ou, talvez, se você é uma pessoa que está procurando estabelecer uma base de segurança e estabilidade, há muitas razões pelas quais colocar as mãos na propriedade pode ser uma jogada inteligente.
Embora a compra de um apartamento possa ser vista como um marco importante no caminho para a independência/idade adulta, pode ser um desafio. Especialmente, se você não estiver ciente dos riscos envolvidos ou bem versado no processo.
Por essa razão, ter e buscar conhecimento no assunto é fundamental. Além disso, analisar como se encontra o atual cenário econômico e como o mercado está se comportando com as oscilações, se torna imprescindível!
Dito isso, os prós superam em muito os contras se você fizer a pergunta: Por que devo investir na compra de um apartamento agora? Logo, vamos dar uma olhada e espero que isso possa inspirá-lo a começar sua jornada.
Comprar apartamento agora: Confira 7 motivos
Devo comprar apartamento agora ou esperar mais um pouco? Talvez, essa seja uma das perguntas mais importantes de sua vida, já que adquirir um apartamento é sempre um desafio.
Além disso, saber de como está a situação no mundo e no mercado imobiliário se faz necessário, pois influencia nos preços, na valorização etc.
Por essa razão, aqui estão descritos e listados 7 motivos pelos quais comprar apartamento agora é viável ou não. Portanto, veja!
1 – O preço dos apartamentos tendem a subir ao longo do tempo
Movendo-se em ciclos, os imóveis sobem e descem. Ao longo dos anos, no entanto, o setor imobiliário vem se valorizando de forma consistente.
Embora haja desacelerações, geralmente, os preços dos apartamentos aumentam, exceto por um colapso econômico maciço.
Dessa forma, comprar um apartamento é, geralmente, um investimento seguro a longo prazo. E você tem todas as chances de obter alta rentabilidade.
Comprar um apartamento em Piçarras, por exemplo, uma cidade em pleno desenvolvimento, é garantia de um bom investimento.
2 – Começar é relativamente fácil
Curiosamente, existem casos reais de compradores de imóveis, tais como apartamentos, que inicialmente não pretendiam lucrar com a propriedade e acabaram fazendo uma fortuna.
Assim sendo, eles começaram simplesmente comprando um apartamento para morar. Depois de ver como o valor aumentou e ver o quão lucrativo é investir em imóveis, eles começaram a investir mais ativamente.
Portanto, você não precisa ser um especialista para começar a investir em imóveis, especificamente, os apartamentos. E, às vezes, é só dar o primeiro passo que todas as outras coisas se ajustam e tendem a evoluir.
3 – Venda acima do valor
Você pode aumentar o valor do seu apartamento, imediatamente, dando à propriedade um pouco de renovação ou reforma. Desse modo, a desvantagem é ter o capital para fazer todo o trabalho necessário de antemão, mas quando tudo estiver bom e adequado, você poderá sair com um lucro saudável.
Enfim, investidores experientes geralmente fazem uma boa reforma em suas propriedades antes de lançar, tais como pintura, design de interiores etc.
4 – É seu apartamento
Uma das principais razões pelas quais tantas pessoas desejam comprar seu próprio apartamento é por causa do orgulho de possuir um bem, um imóvel ou uma propriedade.
Assim sendo, pode ajudar a trazer uma sensação de estabilidade e segurança para você e sua família. É literalmente segurança quando você pensa sobre isso.
Pinte as paredes de rosa, ladrilhe o chão, coloque qualquer tipo de instalação permanente e adote quantos animais de estimação quiser (a menos que a administração não permita). Faça como quiser. Você não pode fazer a maior parte disso em seu apartamento alugado.
5 – Na maioria das vezes, o preço é negociável
As ações só podem ser compradas ao preço de mercado da época. O oposto ocorre no mercado imobiliário.
Assim sendo, a negociação está envolvida tanto na compra quanto na venda, onde você pode encontrar ofertas em propriedades que são consideravelmente inferiores ao preço de mercado.
Mesmo as propriedades primárias são negociáveis até certo ponto em coisas como descontos, abatimentos, brindes, etc.
6 – Um ativo flexível
Você pode alugar esta propriedade para um fluxo consistente de renda ou pode morar nela. Lembre-se, a propriedade é sua; o apartamento é seu.
Talvez, quando você comprou o apartamento/propriedade, a área em que estava situada estava apenas começando a mostrar sinais de desenvolvimento. À medida que surgem novas oportunidades e elas começam a se expandir, a procura de habitação, bem como os preços, podem aumentar.
Com isso, você consegue ter um ativo que, inicialmente, quase não tinha valor, mas com um passar do tempo, ele se valorizou e hoje você tem um dos maiores ativos para trabalhar e lucrar.
Agora, se as marés da vida de alguma forma se voltarem contra você, você ainda tem esse apartamento para se mudar e viver em outro lugar. E depois de analisar com cautela, você pode voltar ou não. Realmente depende de você.
7 – Um dos investimentos mais estáveis
Em comparação com a volatilidade do forex ou do mercado de ações, a propriedade pode ser considerada um dos investimentos mais estáveis. Sendo assim, os processos e esforços envolvidos na compra de apartamentos o tornam bastante imune à volatilidade do mercado. É muito improvável que o mercado imobiliário caia da noite para o dia.