Pensando em comprar um imóvel em sua à imobiliária de confiança, e busca um apartamento pequeno? É comum surgir algumas dúvidas. Afinal, é necessário considerar suas necessidades atuais e perfil de comprador. Nesse sentido, o perfil da família brasileira mudou, com menos pessoas tendo filhos, muitos solteiros, além de membros menos numerosos. Justamente por isso, muitos preferem um modelo de apartamento reduzido.
Contudo, como falamos, é comum surgir diversas dúvidas, visto que a compra exige um investimento financeiro. Então, pensando em te ajudar, no post de hoje vamos falar sobre as vantagens de viver em um apartamento pequeno. Vamos lá?
1. Maior praticidade
Um imóvel exige atenção constante com a disposição dos móveis, posição dos eletrodomésticos, utensílios e até mesmo com a decoração. Nesse sentido, um apartamento pequeno será sinônimo de praticidade. Afinal, a mudança será mais prática, além de conseguir organizar melhor seus pertences. Isso porque, poderá ter menos coisas para cuidar e limpar. Também há ganho de praticidade na hora de pintar, colar papel de parede ou cuidar de animais. Além disso, no dia a dia, um apartamento também é mais simples de manter arrumado e bem cuidado.
2. Menor custo
Os imóveis se valorizam com o tempo e, justamente por isso, tantas pessoas decidem investir no mercado imobiliário. No entanto, a economia brasileira não ajuda, sendo que boa parte dos brasileiros não tem condições de comprar um imóvel, principalmente apartamentos maiores, considerando o condomínio e IPTU. Por outro lado, um apartamento pequeno tem valor mais acessível, independente de pretende comprar à vista ou a prazo. Além disso, despesas como contas de luz e água também são menores.
3. Facilidade na limpeza e organização
Como introduzimos anteriormente, o apartamento pequeno é mais prático. Isso também se aplica às tarefas domésticas, como limpeza e organização. Afinal, além de ter menos cômodos e metragem para limpar, a quantidade de móveis também é menor, assim como os demais pertences. Isso ajuda muito no dia a dia, principalmente quem mora sozinho ou não tem tanto tempo para se dedicar às tarefas. Inclusive, dependendo da metragem, nem sempre é possível uma pessoa dar conta de toda a limpeza, mas no apartamento pequeno tudo se torna bem mais rápido.
4. Economia com manutenções
Uma hora ou outra o apartamento irá exigir algum tipo de serviço de manutenção. Alguns exemplos que exigem atenção em períodos regulares são rede elétrica, hidráulica, estrutura, pintura e pequenas reformas. Além disso, caso o apartamento for usado, a possibilidade de ter algum tipo de reparo para fazer é grande. Vale lembrar ainda que em imóveis maiores, a exigência por serviços será diretamente proporcional.
Inclusive, por mais que você já tenha prática em pequenos consertos residenciais, essas pequenas dores de cabeça podem ser bem incômodas.
5. Mais opções disponíveis no mercado
Para quem tem como prioridade adquirir um apartamento, a boa notícia é que metragens menores estão cada vez mais disponíveis no mercado. Isso acontece porque o comportamento do consumidor mudou e o setor de imóveis já entendeu isso. Como falamos, muitas pessoas continuam solteiras e, mesmo quando se casam, optam por não ter filhos, adotar um animal ou ter uma quantidade menor de crianças, quando comparado com o passado.
Portanto, você com certeza irá encontrar um apartamento que se encaixe em suas necessidades, perfil e orçamento.
6. Facilidade em negociar
Outro ponto importante é que a lógica do tópico anterior também se aplica aqui. Com tantos imóveis disponíveis no mercado, na hora de disponibilizá-lo para venda ou locação, você irá conseguir uma negociação muito mais ágil do que um apartamento grande e caro. Afinal, a demanda por esse tipo de imóvel é muito maior, pois como falamos, o perfil da família brasileira mudou.
7. Menor custo para mobiliar
Obviamente, você também consegue economizar na hora de mobiliar um apartamento pequeno, tanto em relação ao tempo pesquisando quanto em dinheiro. Basta ter bom gosto e disposição e assim conseguir decorar o apartamento com peças de qualidade, de forma mais ágil e sem pesar no bolso. Geralmente, casas grandes demandam maior quantidade de móveis, pois caso contrário ficam com sensação de vazio, sendo que esse não é um problema para apartamentos pequenos.
8. Boa localização e preço mais acessível
Por fim, mas não menos importante, para quem preza pela localização do apartamento, modelos menores são a grande saída. Afinal, em comparação com apartamentos grandes, eles são mais baratos, mas ainda assim oferecem as mesmas comodidades do bairro, como proximidade com pontos de ônibus, estação de metrô, etc.
Então, agora que você sabe quais são as principais vantagens em morar em um apartamento pequeno, já entende se esse modelo de imóvel atende às suas necessidades e perfil. Lembre-se de ter um bom planejamento, assim como contar com a ajuda de uma imobiliária de confiança. Dessa forma, você garante o suporte de especialistas e, consequentemente, uma compra mais segura e adequada ao que você realmente deseja e precisa.