Importante aliada do marketing digital, ferramenta permite conversão do interesse em vendas
Com origem no século XIX, o método AIDA é aplicado no marketing para atrair clientes a concluir a compra ou finalizar a contratação de determinado produto ou serviço. Criado por um dos pioneiros da publicidade e propaganda, o estadunidense Elmo Lewis, o método sofreu mudanças e evoluiu para que pudesse ser utilizado até hoje em diferentes estilos de marketing, incluindo o digital.
Antes do surgimento da internet, as formas de atrair e conquistar clientes eram voltadas a anúncios impressos. Sendo assim, a base do método foi idealizada a partir de criar imagens e escritas atrativas para os clientes, evidenciando dados de contatos dos anunciantes.
Com o avanço das tecnologias e a ascensão da internet, o método AIDA passou a adaptar a ferramenta para o marketing digital, utilizando a metodologia como potente aliada na conversão dos clientes.
A sigla AIDA faz representação direta com os quatro pontos principais do método; são eles: atenção, interesse, desejo e ação. Conhecido também como técnica do funil de vendas, seu objetivo é atrair a atenção dos clientes através do marketing para despertar o interesse, possibilitando a criação de desejo pelo produto anunciado e concluindo com a ação da compra.
Em sua primeira etapa, a da atenção, a aplicação da metodologia busca atrair clientes que tenham o perfil do negócio. No caso do marketing digital, por exemplo, essa etapa pode ser feita através de anúncios direcionados em redes sociais, textos bem escritos, imagens impactantes, entre outros. O objetivo é garantir que os consumidores conheçam a empresa e saibam quais serviços e produtos ela oferece.
A segunda etapa do funil de vendas é a de criar interesse do público pelo produto. Para isso, é fundamental garantir boa comunicação com os clientes, e permitir que os consumidores percebam as características da marca. Para isso, o envio de newsletter com conteúdo relevante ao nicho e direcionamento para a efetivação da compra pode ser o caminho.
Já a terceira etapa do método AIDA é a do desejo. Para proporcionar que os clientes tenham vontade de adquirir os produtos oferecidos, é preciso mostrar os diferenciais da marca e quais vantagens são entregues junto da mercadoria. Dessa forma, além de gerar desejo pelo produto, o consumidor se sentirá atraído pelos valores da empresa.
Por fim, a última etapa é quando o cliente está interessado no produto, mas ainda não finalizou a compra. Para que ele conclua a compra, é possível oferecer benefícios como descontos e benefícios, por exemplo. Além disso, é essencial que as informações sobre como adquirir o produto sejam claras e objetivas. Para além da utilização do método, é preciso entender outros aspectos do negócio para a aplicação da metodologia AIDA, como a identificação de persona, por exemplo. Para isso, é fundamental adquirir conhecimento que inclua aprendizado com tecnologia. Buscar instituições que oferecem ensino de qualidade, como a AUDEN MFA, por exemplo, permite que o profissional conclua o curso de marketing com capacitação adequada para o mercado de trabalho.