Metodologia é essencial para potencializar as vendas da empresa
As metodologias de marketing e vendas passam por evoluções no decorrer dos anos. A tendência sempre é acompanhar as transformações do mercado. Mas, existe um processo que não perdeu seu valor e que ainda pode gerar bons resultados para a empresa. Estamos falando do Outbound.
Em dado momento, essa técnica foi deixada de lado e até considerada ultrapassada devido ao avanço do Inbound. Porém, vamos explicar a diferença entre os dois, além de exemplificar que o Outbound Marketing funciona perfeitamente nos dias de hoje, principalmente com o auxílio da tecnologia.
Antes de tudo, é preciso explicar que Outbound é uma estratégia de prospecção ativa. Nela, as empresas abordam clientes que se enquadram no perfil desejado. Não importa se os consumidores conheçam ou não o estabelecimento. O ideal é que todas essas pessoas recebam um contato comercial adequado.
O principal ponto é justamente esse ato inesperado. O consumidor não está esperando por isso. Um dos exemplos são: Telemarketing, panfletos, propagandas de rádio e TV, publicidade de influenciadores.
Já o Inbound é totalmente contrário ao Outbound. Ninguém vai correr atrás de potenciais clientes. O objetivo aqui é fazer com que as pessoas vão atrás da sua marca ou empresa. Isso é possível, utilizando também as redes sociais, SEO e e-mail marketing.
Como fazer prospecção Outbound?
O primeiro passo é definir qual é o perfil do cliente ideal para sua marca. Isso envolve vários processos, como idade, classe social, gênero, etc. A partir daí entra o setor de inteligência para poder formatar a lista de consumidores.
A construção acontece por várias frentes: indicações, dados de mercado, listas de clientes, entre outros. Tudo isso vai aprimorar o seu funil de vendas.
Quando toda a lista de contatos que contenha os perfis dos clientes ideais, você precisará definir como irá abordá-los. O ideal é fazer com que o contato aconteça de forma muito agradável, seja por mensagem, ligação ou e-mail.
Depois que a primeira abordagem foi realizada, é preciso separar o joio do trigo. Isto é pegar as pessoas que têm realmente chances de fechar negócio e trabalhar em cima. Desenhe uma cadência de vendas para que nada saia do planejado. Assim, o cliente será engajado de várias formas.
E por último, mas não menos importante, analise todas as etapas. Desde as que não deram certo, até os contatos que geraram resultados. Só assim você irá conseguir evoluir os gargalos e potencializar ainda mais as suas vendas.