O Instagram é uma poderosa ferramenta de marketing para o seu negócio. Veja como aproveitar ao máximo.
- O Instagram é uma plataforma de mídia social popular que também pode servir como uma valiosa ferramenta de marketing de negócios.
- Crie uma conta comercial no Instagram e use fotos, vídeos ao vivo e hashtags para comercializar sua empresa.
- Anuncie seu negócio através de anúncios no Instagram e use a função de vendas da plataforma para vender seus produtos.
- Este artigo é para proprietários de pequenas empresas e profissionais de marketing que desejam usar o Instagram para crescer e comercializar seus negócios.
O Instagram é uma plataforma líder de mídia social baseada em fotos, mas faz mais do que mantê-lo atualizado sobre as aventuras de seus amigos. Influenciadores e pequenas empresas usam o Instagram como uma ferramenta para conexão, engajamento e vendas do público.
Os recursos de negócios robustos do Instagram estão disponíveis apenas se você criar uma conta comercial ou de criador. Vamos explorar a configuração de sua conta comercial do Instagram e mostrar como aproveitar as principais ferramentas de conexão, engajamento e vendas do Instagram.
Como criar uma conta comercial no Instagram
Se você ainda não tiver uma conta do Instagram, criará uma conta pessoal e a converterá em um perfil comercial, escolhendo um bom nome através de um gerador de nomes para Instagram. Se você já tem uma conta no Instagram, é fácil convertê-la em uma conta comercial.
Crie uma nova conta do Instagram.
Se você ainda não tem uma conta no Instagram, aqui está o que fazer:
- Baixe o aplicativo móvel do Instagram para iOS, Android ou Windows Phone no seu smartphone ou tablet. (Você também pode acessar o Instagram por meio de um navegador da Web, mas suas funções são limitadas.)
- Toque em Cadastrar.
- Inserir seu endereço de e-mail. Idealmente, use seu e-mail comercial ou um e-mail designado para as contas de mídia social da sua empresa. Você também pode fazer login no Facebook se já tiver uma conta comercial lá.
- Escolha o seu nome de utilizador e senha
- Agora você tem uma conta “pessoal” no Instagram que pode ser convertida em um perfil comercial.
Converta seu perfil pessoal do Instagram em um perfil comercial.
Depois de ter uma conta pessoal, é fácil convertê-la em um perfil comercial.
- Abra o Instagram e toque em sua foto de perfil no canto inferior direito.
- Toque em Menu (três linhas) no canto superior direito.
- |||UNTRANSLATED_CONTENT_START|||Tap Settings. |||UNTRANSLATED_CONTENT_END|||
- |||UNTRANSLATED_CONTENT_START|||Tap Account. |||UNTRANSLATED_CONTENT_END|||
- Role para baixo e toque em Alternar para Conta Profissional > Continuar.
- Selecione a categoria de negócios que representa com mais precisão sua organização.
- |||UNTRANSLATED_CONTENT_START|||Tap Done. |||UNTRANSLATED_CONTENT_END|||
- Toque em Negócios > Avançar. (Ou toque em Criador se você for um produtor de conteúdo ou influenciador.)
- Revise suas informações de contato de negócios públicos e faça as edições necessárias. Toque em Avançar.
- Opcionalmente, toque em Entrar no Facebook e siga as instruções. O Instagram recomenda que você se conecte à sua página de negócios do Facebook para aproveitar ao máximo as ferramentas de negócios do Instagram, como impulsionar suas postagens e histórias e configurar compras no Instagram.
- Siga as etapas para configurar sua conta profissional, incluindo completar seu perfil, escolher outras empresas para seguir no Instagram, convidar amigos para seguir sua conta e explorar ferramentas profissionais como Insights (análises sobre como seu conteúdo está indo) e criação de anúncios.
- Toque em Concluído para concluir a criação do seu perfil profissional.
Como usar o Instagram para empresas
Entre postagens, anúncios e histórias, não há escassez de possíveis ferramentas de marketing para pequenas empresas no Instagram. Aqui estão algumas noções básicas para ajudá-lo a começar a usar o Instagram para empresas.
1. Adicione fotos com aparência profissional
O Instagram é uma plataforma de mídia social de compartilhamento de fotos, por isso é essencial compartilhar conteúdo visualmente envolvente. Fotos genéricas não são suficientes. Tire fotos, edite-as e reserve um tempo para garantir que você esteja criando uma grade coesa no Instagram.
Para adicionar uma nova postagem de foto:
- Toque em Criar (sinal de mais) na parte superior da tela.
- Toque no ícone da câmera para tirar uma nova foto ou selecione uma foto no rolo da câmera.
- Toque em Avançar para escolher filtros e editar opções.
- Toque em Avançar e escreva uma legenda, marque pessoas e adicione um local.
- Opcionalmente, opte por compartilhar a postagem no Facebook, Twitter e Tumblr.
- Toque em Configurações avançadas para controlar a visibilidade de curtidas e contagem de visualizações, desativar comentários e muito mais.
- Quando estiver satisfeito, toque em Compartilhar para compartilhar sua postagem de foto.
2. Use o Instagram Stories
O Instagram Stories é um recurso popular para contas pessoais e perfis de negócios. O Instagram Stories inclui fotos, vídeos e muito mais que desaparecem 24 horas depois de serem postados.
O Instagram Stories permite que você crie uma montagem vibrante que pode chamar a atenção dos espectadores e apresentar mais informações do que uma postagem tradicional. Você pode usar vídeos gravados, fotos estáticas, vídeos ao vivo, bumerangues (vídeos que vão e voltam), texto, música e fotos focadas.
Adicione adesivos para mostrar sua localização, a temperatura, as tags de usuário e as hashtags.
Interaja com seus espectadores criando enquetes e convidando perguntas, facilitando a coleta de feedback valioso. Por exemplo, algumas contas usam o recurso de perguntas para realizar uma sessão semanal Pergunte-me qualquer coisa, uma maneira divertida de responder a perguntas comuns.
Use o recurso Stories Highlights do Instagram para criar lojas categorizadas que permanecem no seu perfil para que os espectadores possam voltar e assisti-las.
3. Transmita vídeos ao vivo
Além do Instagram Stories, os usuários podem fazer e transmitir vídeos ao vivo que desaparecem – como um cruzamento entre o Facebook Live e o Snapchat. Dê aos clientes uma visão ao vivo dos bastidores de aspectos interessantes do seu negócio, mostre produtos ou responda a perguntas ao vivo por meio dos comentários.
Quando o vídeo termina, ele fica na sua história do Instagram por 24 horas. Se você quiser que um vídeo permaneça no seu feed do Instagram, faça o upload de um vídeo que você fez ou grave um diretamente pelo aplicativo para postar. Se você optar por gravar ou fazer upload de um vídeo, ainda poderá adicionar filtros e alterar a capa.
4. Interaja com seus seguidores
Como em qualquer plataforma de mídia social, é crucial envolver e interagir com seus seguidores no Instagram.
- Gostar: Gostar é uma maneira fácil de se conectar com outros usuários. Para curtir uma foto, toque duas vezes na imagem ou toque no botão do coração sob a postagem.
- Comentário: Para comentar em uma postagem, toque no ícone de comentário (balão de fala) e o aplicativo o levará à página de comentários dessa postagem. Digite seu comentário na caixa de texto, adicione emojis se quiser e toque em Postar.
- Menção: Como no Twitter, use o símbolo @ para marcar outros usuários em seus comentários do Instagram ou postar legendas. Eles serão alertados para a menção e podem voltar e interagir mais.
- O Instagram permite que você adicione tags antes e depois de postar conteúdo. Para fazer isso, toque em Marcar pessoas antes de compartilhar sua foto e toque onde você deseja adicionar a tag na foto. O aplicativo solicita que você digite o nome da pessoa para pesquisar sua conta. Depois de marcar pessoas na sua foto e compartilhar a imagem, outros usuários podem tocar na foto para ver as pessoas marcadas.
- Mensagens diretas: Para acessar o Instagram Direct, acesse sua página inicial e toque no ícone do Messenger no canto superior direito. (O Messenger do Facebook é integrado ao Instagram.) Envie mensagens instantâneas privadas, incluindo fotos e vídeos, para outros usuários. Para enviar uma nova mensagem direta, toque no botão do bloco de anotações no canto superior direito e procure a pessoa ou empresa que deseja contatar. Depois de enviar a mensagem, você e os destinatários podem enviar mensagens para frente e para trás. Os usuários que ainda não estão seguindo você será perguntado se eles querem permitir que você envie fotos e vídeos antes que eles possam ver o seu DM.
5. Use hashtags
As hashtags são uma excelente maneira de ajudar os usuários a encontrar conteúdo no Instagram. As hashtags podem incluir letras e números, mas não podem conter caracteres não numéricos. Por exemplo, #DaveAndBusters funciona como uma hashtag, mas # Dave&Busters não.
Como os usuários podem pesquisar hashtags e clicar nas hashtags que veem nas postagens, as hashtags relevantes podem ser uma ferramenta altamente eficaz para serem notadas. No entanto, certifique-se de que você está usando as hashtags certas para sua marca.
Siga estas práticas recomendadas para hashtags:
- Não use hashtags excessivas. O Instagram permite 30 hashtags em um post ou comentário (e até 10 em uma história do Instagram), mas isso seria excessivo. Quanto menos hashtags você puder usar para obter respostas de qualidade, melhor. Usar muitas hashtags populares pode render muitos gostos de outros usuários, mas provavelmente não aumentará tanto o número de seguidores, e as interações que você obtém provavelmente não serão de pessoas interessadas em sua marca, mas sim daqueles que viram e gostaram de sua imagem.
- Experimente com hashtags. Depois de entender as hashtags, ramifique-se e experimente para descobrir quais funcionam melhor para sua marca. Também é inteligente criar uma hashtag personalizada para sua empresa ou para um evento que você está hospedando. Dessa forma, os clientes podem acompanhar um evento, mesmo que não estejam lá pessoalmente.
6. Use o Instagram Reels
Os Reels do Instagram são vídeos curtos e divertidos que podem ajudá-lo a dar vida à sua marca. Ofereça um tour pelos bastidores ou mostre como seu produto é feito. Adicione efeitos e transições, marque produtos do seu catálogo, mostre parcerias pagas e muito mais.
Os rolos são uma excelente maneira de criar uma campanha para um cliente-alvo específico ou expandir o foco do produto ou serviço de uma história do Instagram.
Para começar a fazer um Cilindro, toque em Criar (sinal de mais) na sua página inicial e selecione Cilindro.
7. Anuncie no Instagram
Como em outros canais sociais, as empresas podem anunciar no Instagram. Você tem algumas opções a considerar.
Para criar um novo anúncio no Instagram, você escolhe entre três formatos básicos: anúncios de foto, vídeo e carrossel.
- Anúncios fotográficos: parecem postagens regulares de fotos, mas têm um rótulo Patrocinado acima da foto. Eles também têm um botão de call-to-action no canto inferior direito da foto. Muitos anúncios fotográficos são posts impulsionados, onde você paga para ampliar o alcance de um post existente.
- Anúncios em vídeo: como os anúncios fotográficos, eles se parecem com postagens de vídeo regulares, mas com um rótulo Patrocinado no topo.
- Anúncios em carrossel: esses anúncios parecem idênticos aos anúncios de fotos, mas apresentam várias fotos que os usuários podem deslizar.
Claro, você também tem outras opções de publicidade no Instagram.
- Anúncios do Instagram Stories: os anúncios do Instagram Stories são exibidos quando os usuários acessam as histórias de outras contas. Os anúncios de histórias usam toda a tela do dispositivo, portanto, certifique-se de usar uma imagem visualmente cativante.
- Anúncios de coleção: os anúncios de coleção apresentam uma imagem principal com um catálogo de produtos na parte inferior. Esta é uma excelente maneira de convidar os espectadores a explorar seus produtos.
- Explorar anúncios: os anúncios são exibidos na página Explorar de um usuário, onde o Instagram apresenta postagens que podem atrair seus interesses. Explorar anúncios é uma excelente maneira de colocar sua empresa na frente de pessoas que provavelmente estarão interessadas em sua marca.
Ao anunciar no Instagram, você pode acessar o aplicativo Instagram ou o Gerenciador de Anúncios do Facebook (se sua conta estiver conectada à página do Facebook da sua empresa). Ambas as opções permitem que você escolha o objetivo do seu anúncio, defina uma base de público-alvo, determine o orçamento do anúncio e defina o período de tempo em que ele será exibido. O gerenciador de anúncios do Facebook oferece opções adicionais de configuração, formatação e demográficas.
Os objetivos do anúncio do Instagram incluem visualizações de vídeo, cliques no seu site, instalações de aplicativos móveis e conscientização em massa.
7. Obtenha insights do público
Qualquer pessoa com uma conta empresarial pode acessar insights sobre seu público e níveis de engajamento. Na sua conta comercial do Instagram, abra o menu e toque em Insights para ver métricas sobre seus seguidores e suas atividades com seu conteúdo. Em qualquer postagem individual, toque em Exibir insights para ver as métricas dessa postagem.
As informações coletadas do Insights podem ajudá-lo a otimizar sua agenda de postagens, identificar seu público-alvo e descobrir o que está funcionando.
8. Vender produtos no Instagram
O Instagram é uma ótima maneira de começar a vender online. Em novembro de 2020, o Instagram adicionou a guia Loja, permitindo que os usuários descubram e comprem produtos de marcas diretamente através do aplicativo. A funcionalidade Shop do Instagram é provavelmente uma resposta ao crescimento contínuo das mídias sociais e das compras móveis.
Você pode vender seus produtos na guia Loja ou criar postagens compráveis adicionando tags de produtos às suas postagens, histórias e rolos.
Para configurar compras no Instagram:
- Conecte sua conta comercial do Instagram à sua página comercial do Facebook.
- Confirme se o Instagram oferece suporte ao seu mercado.
- Escolha se você deseja configurar a loja usando o Gerenciador de Comércio do Facebook ou um parceiro suportado como Shopify.
- Crie sua loja no Commerce Manager ou em sua plataforma.
Para concluir uma transação, os usuários inserem seu nome, endereço de e-mail, informações de cobrança e endereço de entrega. A Meta, empresa controladora do Instagram, salvará esses dados para transações futuras. Os usuários podem pagar via Visa, Mastercard, American Express, Discover e PayPal.