Representantes da indústria de materiais de construção receberam nesta quarta-feira (31/08) detalhes de como funciona o sistema “comprasnet” da Prefeitura de Apucarana. O encontro setorial faz parte de um rol de ações recentemente definidas pelo Conselho Deliberativo da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas de Apucarana como estratégia para estimular uma maior participação dos empresários locais nas licitações municipais.
O diálogo aconteceu no salão principal da Prefeitura e contou com a presença de Edison Peres Estrope, Presidente do Conselho de Apucarana e Ministra da Indústria, Comércio e Emprego, Sueli Pereira, Secretária Municipal de Fazenda e Diretora Regina Célia Rossetti, Chefe do Concurso Secretaria Municipal de Administração Pública (também integrante do Comitê) e representantes das Casas São Paulo, Comacal, Malta e Comercial Ivaiporã. “Este é um trabalho que estamos fazendo para que mais pessoas de Apucarana possam atender o município.
Nessas reuniões, detalhamos como funciona o esquema Compras Apucarana por setor econômico e explicamos em linhas gerais Como funciona o sistema de transações eletrônicas ‘comprasnet’ , podemos ajudar o empresário a fazer tudo o que ele precisa para entrar no mundo. Compre. Abra”, explicou Estrope.
Anúncios públicos da prefeitura também serão feitos durante a reunião. “Neste caso, entregamos alguns itens para a aquisição de uma empresa do setor de construção civil”, diz Estrope.
Além do comitê, os empresários foram informados de que poderiam contar com assessoria gratuita da Prefeitura e do Sebrae. “À primeira vista, pode parecer sete animais, mas não é. O sistema é muito intuitivo e, desde a primeira vez, o empresário percebe que não é tão complicado quanto pensava. Treinando os funcionários em Use-o quando necessário , é ainda mais fácil”, diz Regina Rossetti, Diretora do Departamento de Licitações.
Após 18 anos na empresa, Letícia Porto é responsável pelo departamento de compras da Comacal. Ela disse que nunca teve problemas para conseguir suprimentos para a cidade. “Muitas vezes estamos envolvidos no processo de contratação pública de Apucarana, e os pagamentos são sempre feitos dentro do escopo do contrato”, disse.
A motivação para uma maior participação dos fornecedores locais está no contexto de fortalecimento econômico. “Município compra milhões de reais em bens, produtos e serviços que, quando fornecidos por empresas locais, garantem que a maior parte desses recursos seja retida e circulada na cidade.
Mais ICMS, ISS, emprego e renda da população”, comentou Sueli Pereira, diretora do departamento financeiro da cidade. Segundo ela, os editais da prefeitura são publicados no Diário Oficial da União e na internet por meio do Portal da Transparência localizado no site www.apucarana.pr.gov.br.
De acordo com o Prefeito da Femac Junior, o trabalho do comitê, aliado a outras iniciativas de gestão, criou um ambiente que permite que as empresas locais se envolvam mais no processo licitatório. “Muitos produtos e serviços são, em última análise, fornecidos por empresas externas, e todas as iniciativas para informar, aconselhar e formar os nossos empresários no processo de contratação pública são apoiadas pela Câmara Municipal”, disse.
O Conselho Deliberativo se reúne quinzenalmente com representantes da Prefeitura, Sebrae, Acia, Sivana, Sivale, instituições de ensino superior (Unespar, UTFPR, FAP e Facnopar) e a Associação Apucarana das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais (Ampere).
Para mais informações sobre o Programa de Compras de Apucarana, ligue para o Departamento de Compras e Licitações pelo telefone 3422-4000.