Cada vez mais a competitividade entre as empresas e diferentes mercados vem obrigando o desenvolvimento de diferentes estratégias, por isso é muito importante entender o que é análise swot, para entender melhor as características da sua empresa.
Você também deve saber também que existem diferentes maneiras de obter mais capital para a empresa, como por exemplo com a revenda de hospedagem. No entanto, conhecer a fundo sobre a sua empresa e o seu mercado proporciona estratégias mais assertivas.
Por isso, para que você tenha mais conhecimento sobre o que é análise swot, preparamos o texto a seguir para apresentar as vantagens da sua aplicação além da melhor maneira de colocá-la em prática.
O que é análise swot?
De modo geral, a análise SWOT é uma sigla em inglês com as iniciais das palavras Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats. No entanto, em português a sigla é conhecida como FOFA, sendo a sigla das palavras Força, Fraqueza, Oportunidades e Ameaças que envolvem uma empresa.
Por isso, a análise SWOT se apresenta como uma metodologia de planejamento estratégico para compreender diferentes cenários com o intuito de aumentar o poder de tomada de decisão sobre iniciativas que a empresa deve ou não tomar.
Com isso, saber bem o que é análise swot tem relação direta com as estratégias de marketing e gestão das empresas, sejam elas pequenas ou grandes. Pela capacidade de aumentar o desempenho e lucratividade, a análise vem sendo cada vez mais estudada.
Entendendo o que é análise swot
Agora que você já sabe o que é análise swot você já sabe que ela é dividida em 4 grandes fatores, ou seja, Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats. Por isso, é importante conhecer o que cada um deles analisa e também onde estão inseridos.
Os fatores de força e fraqueza estão enquadrados no ambiente interno da empresa. Portanto, a força é caracterizada pelas vantagens competitivas que sua empresa tem em relação aos principais concorrentes.
Já a fraqueza são as características ou atividades que prejudicam a empresa a desempenhar um melhor papel no mercado. Portanto, é imprescindível enumerar esses pontos para que possam ser desenvolvidos planos de ações para aperfeiçoá-los.
Os outros dois fatos, ou seja, oportunidades e ameaças são referentes ao mercado externo da sua empresa. Com isso, as oportunidades são as forças externas que podem melhorar o desempenho e crescimento da empresa, como por exemplo, eventos e datas comemorativas.
Por fim, as ameaças são as forças responsáveis por evidenciar as possíveis causas que prejudiquem o desenvolvimento da sua empresa, podendo ser mercado enxuto, público baixo, pouca mão de obra e muitas outras.
Por que saber o que é análise swot é importante?
Com toda a explicação sobre os fatores que englobam a análise swot é possível perceber melhor o que ela é e também como ela é importante e completa para o entendimento pleno do funcionamento da empresa, principalmente sobre pontos a serem melhorados.
Portanto, de modo geral, uma análise swot bem desenvolvida e detalhada é importante para facilitar as tomadas de decisões dentro da empresa. O que certamente fica mais fácil por conta da grande quantidade de informações e dados, proporcionando assim maior assertividade no planejamento de ações e controle dos resultados.
Além disso, a análise swot também é importante para garantir a maior longevidade da empresa, administrando melhor tanto os momentos de crise como se beneficiando dos momentos de melhores resultados.
Com isso, a análise swot é importante para obtenção de melhores informações sobre o mercado interno e externo da empresa, proporcionando melhores alternativas para o desenvolvimento do ambiente de trabalho e dos resultados.
Como utilizar a análise swot?
Agora que você já entende o que é análise swot e também a importância dela para o desenvolvimento e longevidade da empresa é essencial aprender como melhor aplicar ela na organização, certo?
Portanto, é importante começar montando a matriz da análise swot, ou seja, coloque no papel os quatro fatores que englobam a análise, deixando lado a lado as forças e fraquezas, assim como as oportunidades e ameaças da sua empresa.
Após esse primeiro passo, basta começar a colocar na matriz os pontos fortes e fracos da sua empresa, para isso pode ser muito importante conversar com diferentes colaboradores e setores, para que tenha uma visão ampla da organização.
Posteriormente, dê início a análise do mercado externo, para isso pode ser interessante participar de alguns eventos como congressos, aumentar a relação com concorrentes e estudar ainda mais o segmento de mercado da empresa.
Por fim, com todos os dados da matriz em mãos você pode é importante relacionar os fatores, ou seja, analisar como as forças da empresa podem potencializar as oportunidades encontradas nos estudos.
Além disso, é importante também entender como os pontos fracos, ou seja, as fraquezas da empresa podem afetar ainda mais as ameaças, colocando ainda mais em risco o crescimento da empresa.
Dicas para melhorar a análise swot
Para conseguir um melhor resultado para a empresa é importante que o processo de análise swot e planejamento estratégico envolva toda a empresa. Por isso, procure estimular todos os setores a participarem do desenvolvimento de planos de ações, seja com ideias ou com dados mais detalhados.
Além disso, para a análise swot realmente funcionar é essencial que a empresa e principalmente os gestores estejam dispostos a realizar mudanças profundas, caso sejam encontrados grandes obstáculos que impossibilitem o crescimento da organização.
Conclusão
Com todas as informações apresentadas no texto é possível entender o que é análise swot além da sua importância para o desenvolvimento estratégico da empresa, auxiliando na construção de planos de ação e facilitando tomadas de decisão
Por isso, é muito importante conhecer os quatro fatores que envolvem a análise swot, ou seja, as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que a empresa apresenta diante das características internas e externas de mercado.
Por fim, agora que você já tem conhecimento sobre o que é análise swot é preciso coragem para tirar as ideias do papel e procurar mais conhecimento sobre o funcionamento da sua empresa, para que ela cresça ainda mais e prolongue sua longevidade.