Uma das grandes dúvidas dos profissionais é como proceder com os cuidados e quais os materiais de limpeza indicados para a área não crítica dos hospitais e clínicas médicas. Para começar é importante entender que a área semi crítica não oferece tantos riscos, desde que higienizada com frequência.
É preciso saber que a classificação dessas áreas está inteiramente ligada às condições do local e a presença de matéria orgânica que possibilita a contaminação. Quanto maior o grau, mais suscetível ao contágio de doenças. O tipo de procedimento realizado naquele espaço também é um critério para classificar o local.
Nesse artigo vamos abordar sobre a limpeza em áreas não críticas e como proceder para reduzir o trabalho sem comprometer a eficácia do resultado. Pois, mesmo se tratando de uma área de não crítica é importante que a higienização seja feita de forma adequada para garantir a segurança de todos. Leia com atenção as informações que preparamos para você.
Limpeza de área não crítica: como proceder?
Antes de aprender como fazer a limpeza adequada, precisamos estar atentos a algumas questões importantes. Uma delas é a escolha do tipo de material de limpeza ideal para essas áreas.
O álcool 70% e o hipoclorito de sódio a 1% são indispensáveis. Esses dois produtos devem ser usados para desinfetar balcões, maçanetas, cadeiras e equipamentos. Um cuidado muito importante a ser tomado durante a limpeza, é o de começar a higienização pela área menos contaminada e em seguida a mais contaminada.
Essa ação visa não aumentar o número de vírus e bactérias em locais menos críticos, preservando assim a saúde das pessoas que circulam pelo local.
Além disso, é importante estar atento aos movimentos das mãos e dos equipamentos durante a limpeza, eles devem ser sempre de cima para baixo, começando do teto até o chão.
Todos os utensílios de limpeza, incluindo balde mop, vassoura, panos, rodos, carrinho funcional, entre outros, devem ser limpos com uma solução à base de hipoclorito de sódio a 1%. Essa ação é fundamental para desinfetar as ferramentas de trabalho e garantir a segurança dos colaboradores que estão em contato direto com elas.
Dicas para obter maior eficácia na limpeza
1. Estabeleça a periodicidade da limpeza
As áreas não críticas mais comuns são a recepção, administração, auditório e almoxarifado. Para estabelecer a periodicidade adequada é importante avaliar a frequência de circulação de pessoas por esses espaços.
Se o volume for grande, é importante limpar várias vezes por dia, especialmente a recepção. Além disso, disponibilizar álcool em gel para que as pessoas possam higienizar as mãos é ideal para conter a proliferação de vírus.
Espaços utilizados periodicamente, tais como auditórios, é importante que a limpeza intensiva seja realizada antes e depois do uso. Garantindo assim um local totalmente higienizado e preparado para receber as pessoas com segurança.
2. Higienize toda a área
Balcões, cadeiras, mesas, maçanetas, equipamentos, pisos e demais espaços das áreas não críticas devem ser higienizados sempre. Portanto, na hora de limpar o ambiente não ignore nenhuma parte para não favorecer a proliferação de vírus, bactérias e permitir que sujidades simples, se tornem resistentes com o passar do tempo. O que pode ser um convite ao surgimento de doenças.
Lembre-se que a forma como você efetua a limpeza é fundamental, por isso, não se esqueça que os movimentos devem ser sempre de cima para baixo e nunca vaivém.
3. Otimize a limpeza
Ao escolher os materiais de limpeza certos, você terá muito mais mais facilidade na hora de promover a limpeza, considerando que para essas áreas não basta apenas desinfetantes, é preciso potencializar a limpeza com álcool 70% e hipoclorito de sódio a 1%.
Além disso, você pode optar por ferramentas de trabalho que auxiliem na realização das tarefas, tais como balde mop, vassouras mágicas, carro funcional, rodo mágico, entre outros. Com os equipamentos certos a limpeza será otimizada, o esforço reduzido sem comprometer os resultados.
4. Utilize EPI’s
Os equipamentos de proteção individual são indispensáveis para que os responsáveis pela limpeza possam se manter seguros durante a realização de suas taradas. Sendo assim, exija luvas, máscaras, botas, avental, óculos, entre outros.
Conclusão
A limpeza de áreas semi críticas é uma ação importante e deve ser realizada com frequência, especialmente se houver grande circulação de pessoas pelo local. O acúmulo de sujidades pode favorecer o surgimento de doenças causadas por vírus e bactérias.
As áreas internas como setor administrativo e almoxarifado também merecem atenção especial e devem ser colocados na rotina de limpeza diária. O acúmulo de poeira nesses espaços pode causar alergias, gerando mal estar e reduzindo a produtividade.
Os espaços destinados aos cuidados com a saúde merecem atenção especial, devido ao alto número de pessoas que circulam pelo local. Sem falar que, a presença de vírus e bactérias se torna maior, aumentando os riscos para colaboradores e clientes.