Secretaria Municipal de Saúde estende Campanha Nacional de Vacinação contra a Pólio e Campanha de Vacinação Múltipla até 31 de outubro. A prorrogação do prazo visa aumentar o número de crianças vacinadas contra paralisia infantil e outras doenças protegidas por imunizações prescritas no programa de vacinação infantil.
Desde o início da campanha de vacinação, em 8 de agosto, Apucarana administrou a vacina contra paralisia infantil a 4.206 crianças de 12 meses a 5 anos incompletos (4 anos e 11 meses), representando 55% da cobertura vacinal pública, a meta é de 7.689.
Desde que o Brasil foi certificado como eliminado do poliovírus em 1994, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) alertou sobre a importância e os benefícios de evitar a reintrodução do poliovírus. “A vacina contra a poliomielite ainda está disponível em 26 unidades básicas de saúde (UBSs). Cuide da saúde do seu filho”, disse o prefeito da Femac Junior.
Não há cura para a poliomielite, uma doença contagiosa em que o vírus destrói partes do sistema nervoso, causando paralisia irreversível das pernas ou braços em poucas horas. A vacinação é a principal forma de prevenção.