Não sabe como escolher o melhor tablet? Dependendo do seu perfil, o tablet pode ser a melhor alternativa para trabalhar e estudar. Contudo, antes de escolher o seu é preciso avaliar alguns detalhes, incluindo: memória RAM, sistema operacional e desempenho da bateria.
Estudantes, crianças e também pessoas que gostam de assistir muitos filmes e séries estão entre os principais usuários que podem preferir um tablet a um smartphone ou notebook. Contudo, para não se arrepender da sua aquisição, é preciso escolher seu tablet com cuidado.
Acompanhe.
Saiba como escolher o melhor tablet
Antes de tudo, você deve pensar sobre o uso que vai dar para o seu tablet. Então, decidir se você quer um tablet com tela pequena de 7 polegadas, um modelo intermediário, com até 9 polegadas ou tablet maior, com 10 polegadas ou mais.
Por exemplo, se você quer um tablet custo benefício bom para atividades como acessar redes sociais e navegar na internet, um modelo com 7 ou 8 polegadas é suficiente. Além disso, os modelos intermediários, com 8 a 9 polegadas, são os mais recomendados para estudantes já que tem a tela similar a um caderno.
Entretanto, para desenhistas, designers, e pessoas que gostam de filmes e séries, o mais recomendado é um tablet com 10 polegadas. Já para crianças, qualquer tablet pode ser adequado, tudo depende do uso que o pequeno fará do aparelho.
Os componentes internos também importam
Outro ponto importante sobre como escolher o melhor tablet é avaliar a configuração do aparelho. Afinal, não adianta comprar um tablet de 10 polegadas se ele tiver um péssimo desempenho, já que você mal vai conseguir usá-lo.
Então, presta atenção nos seguintes componentes:
- Quantidade de memória RAM: o ideal é que o tablet tenha pelo menos 3 GB para ter um bom desempenho em atividades básicas do dia a dia, como navegar na internet e ver vídeos online;
- Processador: processadores com chip de 1 Ghz são suficientes para atividades simples. No entanto, para rodar aplicativos mais pesados, como jogos e editores de vídeo, é recomendado pelo menos 2 Ghz.
Não se esqueça também que nem todos os tablets suportam cartão SIM. Portanto, se você quer fazer ligações com telefones e ter conectividade 4G, além do wi-fi, compre o modelo onde você possa colocar chip.
Como escolher o melhor tablet: o sistema operacional
Você encontra tablets com diferentes sistemas operacionais. Pois, esses equipamentos podem vir com sistema Windows, iOS ou Android. Logo, esse é outro detalhe a considerar na hora de escolher o seu.
Então, se você quer um sistema parecido com um dos smartphones, a escolha certa é o Android. E vai me lembrar que esse é o sistema da maior parte dos modelos de tablet disponíveis no mercado.
Os modelos iOS (iPad) também são muito bons, e tem qualidade e desempenho superior a maioria dos modelos com Android. Por outro lado, são muito mais caros do que outras marcas.
Já os tablets com Windows são mais difíceis de achar. Além disso, costumam ter pouca variedade de aplicativos disponíveis. Embora, seu uso similar a um computador possa agradar alguns usuários.
Concluindo
Para encontrar o tablet certo para você é preciso definir suas prioridades com antecedência. Então, temos mais uma dica: verifique a durabilidade da bateria com o vendedor ou fabricante. Afinal, o seu tablet vai funcionar de um jeito similar à um smartphone.
Quer mais dicas sobre como escolher o melhor tablet? Comente!