Paris é o sonho de consumo de milhões de pessoas ao redor do mundo. E não é para menos. A cidade encanta pela gastronomia, charme, beleza e variedade de pontos turísticos.
No entanto, Paris sempre foi uma das cidades mais caras do mundo. E em tempos de pós pandemia, com a alta do euro, fica ainda mais difícil para que brasileiros possam conhecer a Cidade Luz.
Por isso, nós preparamos um guia com alguns passeios gratuitos que você pode fazer na capital francesa, sem perder a graça da viagem e sem comprometer o seu bolso. Vamos lá?
1- Aproveite os museus aos domingos
Chegou aquele domingão de sol na sua viagem? Que tal aproveitar o dia para conhecer os museus de Paris? Pode ter certeza de que você encontrará várias opções gratuitas e que não vão pesar no seu bolso.
No primeiro domingo de cada mês, até mesmo o Louvre funciona de graça! Provavelmente ele não estará muito vazio, até por ser o museu mais importante do mundo, mas mesmo assim é uma bela oportunidade para passear sem gastar nada, né?
Outros museus que funcionam de graça no primeiro domingo do mês são o Museu d’Orsay, Museu Nacional Orangerie, Museu National Picasso, Santa Capela, e outros. Porém o período de gratuidade pode variar de acordo com a época do ano.
2- Vá até os Jardins de Luxemburgo
Os Jardins de Luxemburgo, em Paris, possui espaços ornamentados, cheios de plantas e flores, e oferecem um belo passeio em um dia de sol. Lá fica o Palácio de Luxemburgo, e tem várias fontes e estátuas que homenageiam várias personalidades históricas.
É um passeio que todo francês adora fazer, especialmente no verão, quando o lugar fica cheio de gente. Outros parques que você pode conhecer de graça são o Parque Buttes Chaumont, Champ de Mars, Jardim de Tuileries e o Parque Monceau.
3- Visite a Basílica do Sacre-Coeur
Outro passeio muito legal que você pode fazer é conhecer a Basílica do Sacre-Coeur, também conhecida como Sagrado Coração. Ela é uma das mais importantes construções católicas de Paris. Ela fica em Montmartre, no alto de uma colina, e é um dos lugares mais visitados da capital.
Ela tem uma forma de cruz grega e quatro cúpulas, sendo que a maior tem mais de 80 metros. É um passeio totalmente gratuito, e para descansar, você poderá relaxar nos jardins do edifício.
Para visitar Paris, você não precisa de um visto, mas se pretende passar mais do que 90 dias na capital, precisará tirar o seu para permanecer na França na legalidade. Quer saber como tirar um visto para a França? É só clicar aqui.
4- Faça um passeio a pé guiado
Você sabia que na França é muito comum fazer o “walking tour”? São passeios a pé que várias empresas oferecem, e permitem conhecer várias cidades de forma gratuita na companhia de um guia.
Eles oferecem um panorama geral do destino, e os guias contam mais sobre a história do lugar, bem como algumas curiosidades a respeito do destino. Os passeios podem ser uma ótima pedida para o momento em que você chega ao seu destino e não sabe bem o que fazer.
Embora os passeios sejam gratuitos, é normal oferecer uma gorjeta aos guias. Você decide com quanto vai contribuir!
5- Vá até as Galerias Lafayette
As Galerias Lafayette são um dos centros mais importantes de Paris, especialmente para quem gosta de fazer compras. Ele é frequentado por moradores de todas as cidades da França, além de turistas do mundo inteiro.
Trata-se de uma loja de departamentos, que está em mais de um endereço em Paris e reúne tudo o que você pode imaginar: artigos de beleza, moda, vinhos, alimentação, vestuário, calçados e muito mais.
Além de oferecer uma ampla gama de possibilidades aos usuários, as galerias são histórias. Elas foram abertas pela primeira vez em 1893, e após crescer muito, se mudaram para um prédio com uma linda cúpula de vidro na Galeria Lafayette Paris Haussmann.
Passeio pago, mas que não é caro: as catacumbas de Paris
Por fim, recomendamos que você tente visitar as Catacumbas de Paris. Ainda que não seja um passeio gratuito, o valor é bem acessível, e seria uma pena você deixar de visitar um lugar tão icônico.
As catacumbas eram antigos depósitos de defuntos. Quando elas foram construídas pela Igreja Católica, somente as pessoas ricas tinham direito a ter um enterro digno. A classe média e baixa não tinha direito a enterros em um cemitério. É por isso que todos os corredores são formados por ossos e crânios.
Além disso, apenas 2 km são liberados para visitação. Os outros quase 400 km são fechados, pois há riscos de desabamento e até dos visitantes perderem e não acharem mais a saída.
E você, tem vontade de conhecer Paris? Deixe o seu comentário abaixo!